O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

    URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

TRADUZIRES, publicação do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou prático na área de Estudos da Tradução e áreas afins, sob forma de artigos. Possui, também, uma seção de tradução e uma seção de resenhas. Eventualmente, publica entrevistas de nomes importantes da área. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês, devem atender às seguintes exigências:

 1. Os artigos devem ser inéditos.

 2. Os artigos devem ser enviados para o e-mail: traduzires@gmail.com(não há necessidade de enviar versões impressas)

 3. A simples remessa de originais implica autorização para publicação. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução, total ou parcial, fica sujeita à autorização do editor-geral.

 4. As idéias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.

 5. A editoria de TRADUZIRES divulgará, semestralmente, chamada para artigos nos seguintes endereços eletrônicos: www.unb.br/il/let e www.postrad.unb.br. Prazos serão estipulados para o envio dos artigos e, se necessário, poderão ser prorrogados. 

 6.  Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas.  No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor.

7. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito.

8. Os artigos devem ser padronizados da seguinte forma:

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo em português com palavras-chave (de 3 a 5) e um resumo em uma língua estrangeira (espanhol, inglês, francês);

a) Tamanho da página: mais ou menos 45 linhas de cerca de 70 toques por linha, em espaço simples.

b) Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

c) Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc.

d) Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: um toque na tecla TAB (= cerca de cinco espaços).

e) Tabelas, ilustrações (p&b) e anexos devem ser entregues prontos para serem fotografados; para anexos de textos já publicados, incluir referência bibliográfica completa.

f) As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

- Livros:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação, página citada (p. ) ou páginas citadas (p.).

Ex.: COELHO, José Teixeira. Moderno pós-moderno São Paulo: Iluminuras, 2001, p. 66.

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome.  Título do capítulo (sem destaque). preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data, página citada.

Ex.: LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso marcado. In: KHÉDE, S. S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 43-56. 

- Artigos de periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de  publicação, página citada.

Ex.: LOBO, Luiza. Tradição e ruptura na crítica no Brasil: da sobrevivência da arte e do literário. Revista Literatura e Cultura.  v. 2, n.2, p. 1-10, 2002.

- Teses Acadêmicas:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) - vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

Ex: MACHADO, Maria Clara Tomaz. Cultura popular e desenvolvimento em Minas Gerais: caminhos cruzados de um mesmo tempo (1950-1985). Tese (doutorado em História Social) FFLCH -USP, São Paulo, 1998, p. 40.

- Documentos eletrônicos:

AUTOR(ES) . Denominação ou Título: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informação sobre a descrição do meio ou suporte.

Obs.: para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinas <>, precedido da expressão "disponível em" e a data de acesso ao documento, precedida da expressão "acesso"

g) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Ex: (JAMESON, 1997, p. 32)

h) As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.