A Sociologia da Moda de Georg Simmel: indivíduo, massa e diferenciação social

Autores

  • Wanderson Barbosa dos SANTOS Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Teoria Sociológica

Resumo

Resumo: Este ensaio tem como eixo norteador as reflexões simmelianas sobre a Sociologia da moda para entender o fenômeno do ''rolezinho''. Partindo da abrangência teórica contida nas análises simmelianas, procura-se compreender o fenômeno do ''rolezinho'' a partir das categorias sociológicas de distinção, diferenciação e classe social. A análise é desenvolvida a partir de textos de Simmel e outros sociólogos que tentaram compreender a relação muitas vezes conflituosa entre indivíduo e massa. Por fim, o estudo apresenta os antagonismos existentes dentro do campo da moda, tomando como elemento empírico os rolezinhos acontecidos na cidade São Paulo de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014.

Abstract: This essay is guided by Simmel’s reflections on Sociology of Fashion and it is intended to understand the “rolezinho” phenomenon. Starting from the theory sustained in Simmel’s analysis, this study seeks to understand “rolezinho” from sociological categories of distinction, differentiation and social class. The analysis is developed from the works of Simmel and other sociologists, who seek to understand the sometimes turbulent relation between the individual and the mass. Ultimately, this study presents the antagonisms inside the fashion field, taking as empirical element the “rolezinhos” that took place in the city of São Paulo, between December 2013 and February 2014.

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Publicado

24-12-2017

Como Citar

SANTOS, W. B. dos. (2017). A Sociologia da Moda de Georg Simmel: indivíduo, massa e diferenciação social. Revista Textos Graduados, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/16379