Concepções sobre gestação e parto: discutindo trabalho e direitos reprodutivos

Autores

  • Danielle Bernardes Magalhães Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

direitos sexuais e reprodutivos, maternidade, trabalho, precarização

Resumo

Este artigo trata da “estória de vida” (KOFES, 1994) de uma mulher que trabalha como empregada terceirizada em uma universidade pública brasileira, com ênfase em suas experiências de maternidade. Os dados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada são analisados a partir de um referencial teórico-metodológico que contempla estudos antropológicos e filosóficos sobre gestação, parto, maternidade, direitos sexuais e reprodutivos e trabalho terceirizado. Espera-se que as ideias apresentadas venham a contribuir para uma compreensão das múltiplas conexões entre saúde sexual e reprodutiva de mulheres de camadas populares e relações de trabalho no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNADINO-COSTA, Joaze. Migração, Trabalho Doméstico e Afeto. In: Cadernos Pagu. Campinas, 2012, n.39, p. 447-459.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
CARNEIRO, R. G. Cenas de parto e políticas do corpo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015.
COSTA, S. N. Reestruturação produtiva da economia e terceirização (ou semi-escravidão?): os sentidos do trabalho e as disputas por representação sindical dos trabalhadores terceirizados da Universidade de Brasília na era do capitalismo manipulatório. Repositório da Universidade de Brasília: XIII. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DIAS-SCOPEL, R. A cosmopolítica da gestação, do parto e do pós-parto: práticas de autoatenção e processo de medicalização entre os índios Munduruku. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
FEDERICI, S. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
FLEISCHER, S. Parteiras, buchudas e aperreios. Uma etnografia do cuidado obstétrico não oficial na cidade de Melgaço, Pará. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
KOFES, Suely. “Experiências sociais, interpretações individuais: histórias de vida, suas possibilidades e limites”. Cadernos Pagu, n. 3, p. 117-141, 1994.
KOFES, Suely; PISCITELLI, Adriana. Memória de histórias femininas, memórias e experiências. Cadernos Pagu: gênero, narrativas, memórias, Campinas, n. 8/9, p. 343-354, 1997.
MAEDA, P. A terceirização tem nome de mulher. Carta capital. [s.l.], [s.n.]. 2016. Disponível em: <http://justificando.cartacapital.com.br/2016/11/23/terceirizacao-tem-rosto-de-mulher/>. Acesso em: 04 jul. 2018.
MANICA, D. T. Contracepção, natureza e cultura: embates e sentidos na etnografia de uma trajetória. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009.
MARTIN, E. A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
ROHDEN, F. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.
SALEM, T. Sobre o 'casal grávido': incursão em um universo ético, op. cit.; e "O casal igualitário: princípios e impasses", in Revista Brasileira de Ciências Sociais, n° 9, vol. 3, 1989.
ONU ”“ ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Cesarian section without medical indication increases the risk of short-term adverse outcomes for mothers. Geneva: WHO, 2010.

Obra Audiovisual:
SIMBIOSE. Direção de Júlia Morim. Roteiro: Júlia Morim. Pernambuco, 2017 (20 min.), Documentário, [s.n.], son., color.

Downloads

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Magalhães, D. B. (2019). Concepções sobre gestação e parto: discutindo trabalho e direitos reprodutivos. Revista Textos Graduados, 5(2), 57–74. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/26183