Do corpo ao trabalho: tecendo significados entre parto, raça e terceirização

Autores

  • Clarissa Lemos Cavalcanti Universidade de Brasília (UnB)
  • Luiza de Fátima dos Santos de Alencastro Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

antropologia, direitos sexuais e reprodutivos, parto, raça, terceirização do trabalho

Resumo

Este artigo é fruto dos trabalhos finais das autoras realizados para a disciplina que cursamos no primeiro semestre letivo de 2018, Antropologia do Parto e da Reprodução, na Universidade de Brasília. Buscamos refletir sobre a entrevista que realizamos com uma trabalhadora terceirizada da Universidade de Brasília, sobre suas vivências de maternidade, parto e trabalho à luz da bibliografia sugerida pela disciplina, como forma de aliar o conhecimento trabalhado em sala à realidade que nos circunda. Percebemos como essas vivências são atravessadas e estruturadas por questões de gênero, raça e classe e que, por isso, precisam ser compreendidas e analisadas a partir dessas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, Rosamaria. Cenas do parto e políticas do corpo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015
CHAVES, Marjorie Nogueira. Terceirização dos serviços de limpeza: Vivências de sofrimento de mulheres negras trabalhadoras diante do trabalho. In: Anais do II Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, Brasília, 7 a 9 de maio de 2014. Disponível em: <http://www.sndd2014.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=744&impress ao. >
COLETIVO SYCORAX, Nota das Tradutoras. In: FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
COSTA, Samuel N. Reestruturação Produtiva da Economia e Terceirização (ou semi-escravidão?): os sentidos do trabalho e as disputas por representação sindical dos trabalhadores terceirizados da Universidade de Brasília na Era do Capitalismo Manipulatório. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) ”“ Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2016.
DAALSGARD, Anne Line. Vida e Esperanças: Esterilização feminina no Nordeste. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EHRENREICH, Barbara; ENGLISH, Deirdre. Bruxas, Parteiras e Enfermeiras: uma historia das curandeiras. Disponível em <https://we.riseup.net/saude_autonomia/bruxas-parteiras-e-enfermeiras> .
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
LEAL, M.C. et al. A cor da dor: Iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, supl. 1, e00078816, 2017.
MACCORMACK, C. STRATHERN, M. Nature, culture and gender. Cambridge, Cambridge University Press. 1-24, 174-222, 1980.
MANICA, Daniela Tonelli. Contracepção, natureza e cultura: embates e sentidos na etnografia de uma trajetória. Tese (Doutorado em Antropologia Social). IFCH, Unicamp, Campinas, 2009. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280698>.
MARTIN, Emily. A Mulher no Corpo: Uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro: Garamond. 2006.
MATTAR, L.D.; DINIZ, C.S.G. Reproductive hierarchies: motherhood and inequalities in women’s exercising of human rights. In: Interface - Comunic., Saude, Educ., v.16, n.40, p.107-19, jan./mar. 2012.
PEREIRA, Bergman de Paula. De escravas a empregadas domésticas ”“ A dimensão social e o “lugar” das mulheres negras no pós-abolição.
ROHDEN, Fabiola. Uma Ciência da Diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz. 2001.
__________. As novas tecnologias reprodutivas e a velha oposição natureza/cultura na visão de M. Strathern. Ilha. Florianópolis, v.4, n.2, p. 175-195, 2002.
STRATHERN, Marylin.. “Necessidade de pais, necessidade de mães”. In: Estudos Feministas 3 (2): 303-329, 1995.
____________1988. O Gênero da Dádiva: Problemas com as Mulheres e Problemas com a Sociedade na Melanésia. Campinas: Editora Unicamp, 2006.
TEMPESTA, Giovana Acacia. Trabalhando pelos bons vinculamentos: reflexões antropológicas sobre o ofício das doulas. In: Anuário Antropológico, Brasília, UnB, 2018, v. 43, n. 1: 37-66.

Downloads

Publicado

14-07-2019

Como Citar

Cavalcanti, C. L., & de Alencastro, L. de F. dos S. (2019). Do corpo ao trabalho: tecendo significados entre parto, raça e terceirização. Revista Textos Graduados, 5(2), 31–56. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/26182