A Invenção do Popular:

Algumas notas sobre as mediações históricas de uma categoria erudita

Autores

  • Artur André Lins

Resumo

A proposta desse ensaio de interpretação sociológica consiste em discutir a relação entre a produção simbólica, a invenção do popular e as imagens de país. Partimos, assim, do conceito dialético de “mediação” para colocar o problema da formação conceitual. A invenção do “popular” será o tema desse ensaio a partir de uma tripla ênfase: 1) primeiramente, será apresentada as mediações históricas do conceito de “popular” e o modo pelo qual ele foi aproximado do domínio da “cultura”; 2) no segundo momento, a reflexão se dá mediante o debate acerca da “cultura popular” e as dinâmicas do processo criativo, de tal modo que a relação entre “tradição” e “inovação” será contrastada com o par conceitual, familiar ao raciocínio sociológico, “agência” e “estrutura”; 3) finalmente, ao compreender a densidade do conceito de “popular” no âmbito da esfera política, a reflexão procura lidar com o jogo simbólico de constituição de imagens de país e invenção do povo-nação no âmbito da sociedade brasileira.

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Publicado

31-01-2019

Como Citar

Lins, A. A. (2019). A Invenção do Popular:: Algumas notas sobre as mediações históricas de uma categoria erudita. Revista Textos Graduados, 5(1), 85–117. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/22492