Sujeição Criminal, suspeição e a Rua

  • Júlia Gasparetto Azevedo Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Sujeição criminal, Rua, Violência, Suspeição policial

Resumo

O artigo proposto é uma tentativa de compreensão do “mundo da rua” com seus sujeitos, ações e relações, através do trabalho teórico de três principais autores: Roberto DaMatta, Michel Misse e Gilvan Gomes da Silva. Através da base conceitual de DaMatta (1997), que traça um panorama social da “casa”, um lugar familiar, seguro, controlado, em contraposição à “rua”, lugar pouco confortável e com hierarquias inacessíveis, busca-se fazer um diálogo com os conceitos de sujeição criminal e suspeição policial para compreensão dos atores e pessoas que ocupam o espaço da rua. O sujeito que passou pelo processo de sujeição criminal (Misse, 2010), o “bandido” e aquele indivíduo que é o foco da suspeição da polícia em sua atividade cotidiana de de patrulha
e “prevenção da violência” (Gomes, 2009), são apontados como tendo seu locus de atuação ou vivência a rua. Através dessa articulação, busca-se mostrar um outro espectro da rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Luiz Tarlei. “Quem tem medo de bicho-papão¿” em Coronéis, candangos e doutores. Por uma antropologia dos valores. Brasília: No prelo, 2015.

BECKER, H S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Cap 1 e 2.DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1997.

MISSE, Michel. Malandros, marginais e vagabundos: a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Iuperj, 1999.

MISSE, Michel. Crime, Sujeito e Sujeição criminal: aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria ‘bandido’. Revista Lua Nova, São Paulo, 79: 15-38, 2010.

SILVA, Gilvan Gomes. A lógica da Polícia Militar do Distrito Federal na Construção do Suspeito. Dissertação de Mestrado em Sociologia, UnB, 2009.

Publicado
2019-01-31