Os Imigrantes Alemães e a Questão da Cidadania

Autores

  • Marionilde Dias Brepohl de Magalhães Universidade Federal do Paraná - UFRP

Palavras-chave:

Imigrantes Alemães. Cidadania

Resumo

No início do século XX, um grupo de imigrantes alemães, inspirados em uma cultura literária e isolados numa região de fronteira, ousou falar de política. Nessa época, a elite brasileira, habituada a ocupar postos públicos, colocou-se a tarefa de produzir cultura. Um dos temas privilegiados por estes dois grupos foi o da identidade nacional. O Brasil, um país que se emancipara do jugo colonial há menos de um século e que proclamara a República logo depois, requeriria uma atenção especial.
Entre as elites brasileiras, a idéia de nação foi esboçada a partir da tradição intelectual francesa, cujo princípio pautava-se por um caráter pragmático, vale dizer, político. Os imigrantes - fiéis à tradição alemã ”” tratavam este mesmo tema inspirados em princípios subjetivos e românticos, que podiam ser considerados como um nacionalismo cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marionilde Dias Brepohl de Magalhães, Universidade Federal do Paraná - UFRP

Doutora em História e professora da UFPR.

Downloads

Publicado

2001-05-07

Como Citar

Dias Brepohl de Magalhães, M. (2001). Os Imigrantes Alemães e a Questão da Cidadania. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 1(2), 50–72. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27616

Edição

Seção

Artigos