Reinventar Norbert Elias

Autores

  • Andréa Borges Leão
  • Edson Farias

Resumo

A expectativa dos coordenadores é que este dossiê, além de divulgar a obra de Norbert Elias, contribua para vicejar objetos, protocolos e meios de fazer sócio-antropológicos afáveis a traduzir os processos humanos sob a perspectiva articulada do simbólico com a natureza, do biológico com a cultura. E, sob esse ponto de vista, tome a história ou as historicidades e, nelas, o próprio social, considerando desejos, ilusões, fantasias, projeções quiméricas e afetos como elementos indissociáveis da experiência humana, em suas dimensões objetivas e subjetivas. Parece-nos ser esse o princípio motor do exercício intelectual eliasiano, o qual nos permite, hoje, desfrutar e propor reinvenções do seu legado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Borges Leão

Bacharel e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizei estágio pós-doutoral em História Cultural no CRBC, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sobre as coleções literárias infantis da Livraria Garnier e no Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, sobre as edições brasileiras de Sophie de Ségur e Jules Verne. Sou professora do Departamento de Ciências Sociais e do PPGS da Universidade Federal do Ceará. Lidero o G.E.C.C.A (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte), ao lado de Enio Passiani (UFRGS). Participo ainda dos grupos temáticos de pesquisa "Processos Civilizadores", em torno da obra de Norbert Elias, "La circulation transatlantique des imprimés et la mondialisation de la culture au XIXe siècle (1789-1914)", coordenado por Márcia Abreu (IEL - Unicamp) e Jean-Yves Mollier (UVSQ), que está no ar no endereço http://www.circulacaodosimpressos.iel.unicamp.br/, e do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, coordenado por Edson Farias (UnB). Tenho experiência nas áreas de Sociologia e História, Sociologia e Cultura e Sociologia e Literatura, com ênfase em Literatura, Livro e Leitura, atuando nos seguintes temas: Sociologia e História Editoral, Práticas Editoriais, Circulação da Cultura e da Literatura, Representações Literárias e Sociologia Histórica da Cultura.

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

Leão, A. B., & Farias, E. (2016). Reinventar Norbert Elias. Sociedade E Estado, 27(3), 458–468. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5678

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>