Concursos públicos para docentes de universidades federais na perspectiva da Lei 12.990/2014: desafios à reserva de vagas para candidatas/os negras/os

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010007

Palavras-chave:

Cotas para negras/os, Concurso público, Carreira docente, Universidades federais. Lei n.º 12.990/2014

Resumo

A partir da análise de mais de três mil editais de concursos para docentes de 63 universidades federais, tínhamos como objetivo principal problematizar os termos da implementação da Lei n.º 12.990/2014, que reserva 20% das vagas de concursos públicos federais para candidatas/ os negras/os. Uma conclusão central de nossa pesquisa é que não há uniformidade, entre as diversas universidades, quanto à interpretação do significado da exigência de um número superior a duas vagas por edital para que a reserva seja assegurada. Nesse cenário, o percentual destinado a negras/os nos editais analisados, em um período corresponde a três anos e meio, totalizando mais de 15 mil vagas, é inferior a 5%. Tal realidade parece estar na contramão dos objetivos da Lei n.º 12.990/2014 e contraria manifestações de órgãos do governo federal e do Poder Judiciário no sentido de que o percentual de 20% para negras/os seja cumprido, inclusive nos concursos para docentes.

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Biografia do Autor

Luiz Mello, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Titular de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília (DF), Brasil.

Ubiratan Pereira de Resende, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiás (GO), Brasil.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Mello, L., & Resende, U. P. de. (2019). Concursos públicos para docentes de universidades federais na perspectiva da Lei 12.990/2014: desafios à reserva de vagas para candidatas/os negras/os. Sociedade E Estado, 34(01), 161–184. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010007

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