Análise socioambiental: Zona de Educação para Ecodesenvolvimento e Experiência Cooperativa de Mondragón

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030010

Palavras-chave:

Ecodesenvolvimento, Cooperativismo, Crise socioambiental, Desenvolvimento territorial sustentável, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar os avanços e os limites de duas experiências conduzidas recentemente em dois diferentes territórios sobre os principais aspectos envolvidos na internalização da questão socioambiental. O estudo foi desenvolvido na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil, com um recorte temporal de 2006 a 2012; e a Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco), com recorte temporal compreendendo o período de 2007 a 2015. A metodologia enquadra-se como pesquisa aplicada de ênfase qualitativa; pesquisa participante e abordagem exploratório-descritiva e avaliativa com interpretação e análise de dados a partir do método de pesquisa qualitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados demonstram que ambas trabalham a gestão socioambiental e socioeconômica com base do processo didático-pedagógico e da práxis educativa: a comunidade de aprendizagem do Rio Sagrado com uma ênfase pedagógica pautada no processo de ensino-aprendizagem; a comunidade de prática do cooperativismo com destaque ao recurso pedagógico da instrumentalização. Concluiu-se que, a seu modo, despontam como alternativas à lógica capitalista hegemônica, trabalhando preventivamente na transformação da comunidade local como protagonista de seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutora em desenvolvimento regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) com sandwich no Instituto de Estudios Cooperativos (Lanki) da Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha). Professora do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR) do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSCar) da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (SP), Brasil. 

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP/PR)

Doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com sandwich em economia social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), Paris, França. Pós-Doutor em ciências ambientais pela Washington State University, USA, em cooperativismo corporativo pela Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha), e em ecossoecionomia pela Universidad Austral de Chile. Professor e pesquisador do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP/PR), Curitiba , Paraná (PR), Brasil. 

Leire Uriarte Zabala, Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha)

 Mestre em estudos especializados em cooperação para o desenvolvimento pela Univerité Libre de Bruxelles (ULB) e doutora pela Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha). Pesquisadora da Lanki e professora da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (Huhezi/MU), Instituto de Estudios Cooperativos Lanki/Huhezi. Mondragon Unibertsitatea, Espanha.

Referências

ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer. Projetos de desenvolvimento: processos de ensino-aprendizagem ou processos de instrumentalização? Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2015. [ Links ]

ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer; PELLIN, Valdinho.; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento: aproximação da Universidade com a Comunidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 33, 2015. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/made/article/view/35943>. Acesso em: 24 Maio 2018. [ Links ]

ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; URIARTE, Leire Zabala. Desenvolvimento de competências: uma concepção da pedagogia de projetos e da pedagogia de prática social. In: SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ALVES, Alan Ripoll; ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer (Orgs.). Novos talentos: processos de educação para o ecodesenvolvimento. Blumenau: Nova Letra Editora, 2016. [ Links ]

AMODEO, Nora Beatriz Presno. Educação e comunicação cooperativista: reflexões sobre educação e comunicação cooperativista. Viçosa, MG: [s.n.], 2013. [ Links ]

ARIZMENDIARRIETA, José María. La empresa para el hombre. Mondragón: Caja Laboral Popular, 1984. [ Links ]

AZURMENDI, Joxe. El hombre cooperativo: pensamento de Arizmendiarrieta. Mondragón: Caja Laboral popular; Lan Kide Aurrezkia, 1992. [ Links ]

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria geral dos sistemas. 2. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1975. [ Links ]

BERKES, Fikret; MAHON, Robin; MCCONNEY, Patrick; POLLNAC, Richard; POMEROY, Robert. Managing small-scale fisheries fikret berkes: alternative directions and methods. Ottawa (CA): International Development Research Centre, 2001. [ Links ]

BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Estratégias e cooperativas agropecuárias: um ensaio analítico. In: BRAGA, M. J.; REIS, B. S. (Orgs.). Agronegócio cooperativo: reestruturação e estratégias, p. 77-97. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa: 2002. [ Links ]

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Em campo aberto: escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995. [ Links ]

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CNUMAD). Agenda 21. 1992. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em: 25 Maio 2018. [ Links ]

ESTEVA, Gustavo. Desenvolvimento. In: SACHS, Wolfang. Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis(RJ): Vozes, 2000. [ Links ]

FERNANDEZ, Brena Paula Magno. Ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável e economia ecológica: em que sentido representam alternativas ao paradigma de desenvolvimento tradicional? Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 23, p. 109-120, Jan./Jun. 2011. [ Links ]

FEUSER, Shimene; BRAGHIROLLI, G. Análise dos fatores físico-naturais da comunidade Rio Sagrado de Cima, Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado. Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Mipe. Blumenau: Furb, 2010. [ Links ]

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2009. [ Links ]

_____ . Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997. [ Links ]

_____ . Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. [ Links ]

GRIMM, Isabel Jurema; DIAS, Adriana; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; FERNANDES, Valdir. Interdisciplinaridade e práticas no ecodesenvolvimento: análise da microbacia do Rio Sagrado, Morretes, PR. Ambiente e Sociedade [on-line], v. 18, n. 1, p. 115-134, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v18n1/pt_1414-753X-asoc-18-01-00115.pdf>. Acesso em: 01 Abr. 2018. [ Links ]

JEAN, Bruno. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento territorial sustentável: rumo a um desenvolvimento territorial solidário para um bom desenvolvimento dos territórios rurais. In: VIEIRA, P. F. et alii. Desenvolvimento territorial sustentável no Brasil: subsídios para uma política de fomento. Florianópolis: Aped/Secco, 2010. [ Links ]

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge (UK); New York: Cambridge University Press, 1991. [ Links ]

LEFÈVRE Fernando; LEFÈVRE Ana Maria Cavalcanti. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília; LiberLivro, 2005. [ Links ]

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998. [ Links ]

MANSUR, Cristiane de Moraes Silva; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ZUÑIGA, Christian Henriquez; PASCO, Adriana Dias; AUMOND, José Juarez. Diagnóstico e construção de indicadores socioambientais participativos: experiências de um programa de extensão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 30, Dez. 2013. [ Links ]

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. Autopoiesis and cognition: the organization of the living. Boston: Reidel, 1980. [ Links ]

MAX-NEEF, Manfred; ELIZALDE, Antonio; HOPENHAYN, Martin. Desenvolvimento à escala humana: concepção, aplicação e reflexões posteriores. Blumenau: Edifurb, 2012. [ Links ]

MORATO, Adelvânio Francisco; COSTA, Alisson. Avaliação e estratégia na formação educacional cooperativista. In: MACÊDO, K. B.; XIMENES, J. A. A. (Orgs.). Cooperativismo na era da globalização. Goiânia: UCG/Terra, 2001. [ Links ]

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. [ Links ]

_____ . Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Paris: Unesco, 1999. [ Links ]

NASCIMENTO, Carolina Cavalcanti; PEREIRA, Maiara Leonel. Educação para o ecodesenvolvimento: narrativa preliminar de um processo em construção. 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 Mar. 2018. [ Links ]

ORTEGA, I. S.; URIARTE L. Z. Retos y dilemas del Cooperativismo de Mondragón tras la crisis de Fagor Electrodomésticos. Cuadernos de Lanki, n. 10, 2015. [ Links ]

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber, 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. [ Links ]

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI JR, A.; SILVA NETO, A. J. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri (SP): Manole, 2011. [ Links ]

SACHS, Ignacy. Ambiente e estilos de desenvolvimento. In: SACHS, I.; VIEIRA, P. F. (Orgs.). Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento, p. 54-76. São Paulo: Cortez, 2007. [ Links ]

_____ . Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Estúdio Nobel, 1993. [ Links ]

_____ . Stratégies de l’écodéveloppement. “Collection Développement et Civilisations”. Paris: Les Éditions Ouvrières, 1980. [ Links ]

SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ARAUJO, Jussara R.; HENRÃQUEZ Zuniga, Christian ; PASCO, Adriana Dias. Educación para el ecodesarrollo: micro-cuenca del Río Sagrado. In: SOUZA, Cristiane Mansur de; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ALVES, Alan Ripoll; ALCANTARA, Liliane Cristine Schlemer (Orgs.). Novos talentos: processos de educação para o ecodesenvolvimento, v. 1, p. 147-164. Blumenau: Nova Letra, 2016. [ Links ]

SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; FERNANDES, Valdir; ETXAGIBEL, Joseba Azkarraga; ALTUNA, Larraitz Gabilondo. Revisitando a experiência de cooperativismo de Mondragón a partir da perspectiva da ecossocioeconomia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 25, p. 153-165, Jan./Jun. 2012. [ Links ]

SANDRONI, P. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Nova Cultura, 2004. [ Links ]

SAUVÉ, Lucie. L’éducation relative à l’environnement. Québec: HMH, 2001. [ Links ]

SCHNEIDER, José Odelso. (Org.). Educação cooperativa e suas práticas. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2003. [ Links ]

SCHNEIDER, José Odelso; HENDGES, Margot; SILVA, Antônio César Machado da. Educação e capacitação cooperativa: os desafios no seu desempenho. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2010. [ Links ]

TIRIBA, Lia. Educação popular e pedagogia(s) da produção associada. Cadernos Cedes, v. 27, n. 71, Jan./Abr. 2007. [ Links ]

UDAONDO, Ainara; AZKARRAGA, Joseba; IÑURRATEGI, Iñigo. Proceso de reflexión cooperativo en las cooperativas de Mondragón. Comunicación en XIV Jornadas Nacionales de Investigadores en Economía Social. El año internacional de las Cooperativas: desafíos y propuestas de la economía social en un mundo en transformación, Ciriec, Donostia, 2012. [ Links ]

VALADARES, José Horta. Profissionalização da gestão cooperativista: modismo ou necessidade? Revista Universo, Ano 3, n. 16, 2005.

VIEIRA, Paulo Freire. Repensando a educação para o ecodesenvolvimento. In: Tecnologia e cidadania. Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino Agrícola. Camboriú (SC), Out. 2002.

_____ . Repensando a educação para o ecodesenvolvimento. In: VIEIRA, P. F.; RIBEIRO, M. A. (Orgs.). Ecologia humana, ética e educação. A mensagem de Pierre Dansereau. Porto Alegre; Florianópolis: Pallotti; Aped, 1999.

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

Alcântara, L. C. S., Sampaio, C. A. C., & Zabala, L. U. (2018). Análise socioambiental: Zona de Educação para Ecodesenvolvimento e Experiência Cooperativa de Mondragón. Sociedade E Estado, 33(03), 887–914. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030010

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.