Cícero Dias e o regionalismo pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030004

Palavras-chave:

Cícero Dias, Regionalismo, Modernismo, Pernambuco, Sociologia da arte

Resumo

Em 1948, o pintor Cícero Dias já estava vivendo em Paris há quase dez anos e passava a fazer pintura abstrata. Parte da intelectualidade recifense enxergava menos Pernambuco nessa sua nova fase e, portanto, menos interesse. Em reação, um grupo próximo ao pintor, dentre eles Gilberto Freyre e Mário Pedrosa, atuou em sua defesa. A análise da recepção das obras de Cícero auxilia na compreensão do funcionamento do modernismo brasileiro para além do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Sempre lembrado em retrospectivas da arte nacional, Cícero Dias ocupa uma posição dúbia no cenário das artes pernambucanas na medida em que sua pernambucanidade é posta em questão pelo uso da abstração. Ao recuperar esse debate, pode-se vislumbrar quais eram as possibilidades e as constrições impostas aos artistas que pretendiam fazer suas carreiras na periferia do sistema cultural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dimitrov, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil. Últimas publicações: Lula Cardoso Ayres: modernista em Pernambuco, folclórico em São Paulo. Sociologia & Antropologia, v. 8, n. 2, p. 483-517, 2018; Vicente do Rego Monteiro: de expoente modernista a integralista esquecido. Novos Estudos Cebrap, v. 34, n. 103, p. 193-208, 2015.

Referências

AMARAL, A. A. Surgimento da abstração geométrica no Brasil. In: AMARAL, A. A. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980 - 2005), p. 100-118. São Paulo: Editora 34, 2006. [ Links ]

ANDRADE, M. de. Cícero Dias. In: BATISTA, M. R.; LOPES, T. P. A.; LIMA, Y. S. DE (Eds.). Brasil, primeiro tempo modernista, 1917/29 documentação, p. 169-173. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972. [ Links ]

ANJOS JR., M. dos; MORAIS, J. V. Picasso “visita” o Recife: a exposição da Escola de Paris em março de 1930. Estudos Avançados, v. 12, n. 34, p. 313-335, 1998. [ Links ]

ASSIS FILHO, W. S. de. Cícero Dias: uma vida pela pintura. Curitiba: Simões de Assis Galeria de Arte, 2002. [ Links ]

BARROS, R. T. de. Revisão de uma história a criação do Museu de Arte “Moderna” de São Paulo 1946-1949. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. [ Links ]

BOURDIEU, P. La noblesse d’État: les Grandes Écoles et l’esprit de corps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1989. [ Links ]

BRENNAND, F.; DIMITROV, E. Entrevista com Francisco Brennand. Recife, 2011, mimeo. [ Links ]

CARVALHEIRA, L. M. B. Por um teatro do povo e da terra: Hermilo Borba Filho e o Teatro do Estudante de Pernambuco. Recife: Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes; Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Diretoria de Assuntos Culturais, 1986. [ Links ]

CARVALHO, C. P. de. Cícero Dias - décadas de 1920 e 30. In: RIBEIRO, M. I. B. (Ed.). Cícero Dias - décadas de 1920 e 30. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), 2004. [ Links ]

CLÁUDIO, J. O que não se vê em Cícero Dias. In: MELLO, K.; TENÓRIO, P. (Eds.). Quatro faces de um encontro: Cícero Dias. “Coleção Signos”, p. 19-25. Rio de Janeiro: Calibán Editora, 2008. [ Links ]

_____ . Artistas de Pernambuco. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1982. [ Links ]

_____ . A respeito de Wellington. Diário da Noite, 13 Abr. 1961. [ Links ]

DAGEN, P. Enigmas de uma visão. In: RIBEIRO, M. I. B. (Ed.). Cícero Dias: décadas de 20 e 30. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), 2004. [ Links ]

DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997. [ Links ]

DESCARGUES, P. Cícero Dias: Peintures 1950/1965, Exposition de décembre 1987 Ã janvier 1988. Paris: Galerie Denise René, 1988. [ Links ]

DIAS, C.; DIAS, R. Eu vi o mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2011. [ Links ]

DIAS, C.; JUCÁ, J. Entrevista com Cícero Dias. Recife: Centro de Estudos da História Brasileira (Cehibra); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), 1980. [ Links ]

FABBRINI, R. O engenho moderno de Cícero Dias. In: MELLO, K.; TENÓRIO, P. (Eds.). Quatro faces de um encontro: Cícero Dias. “Coleção Signos”, p. 43-52. Rio de Janeiro: Calibán Editora, 2008. [ Links ]

FERNANDES, G. Surrealismo e esquizofrenia: contribuição sucinta ao estudo da arte na psiquiatria. Arquivos da Assistência a Psicopatas, 1933. [ Links ]

FERREIRA, A. Augusto Rodrigues: o “bicho-foiará” da pintura nacional. Diário da Noite, 3 Set. 1953. [ Links ]

FREYRE, G. A propósito de pintores e das suas relações com a luz regional. In: FREYRE, G. Vida, forma e cor, p. 171-175. Recife: É Realizações Editora, 2010a. [ Links ]

_____ . Cícero Dias e seu non sense. In: DINIZ C.; HEITOR, G., Gilberto Freyre. “Coleção Pensamento Crítico”. Rio de Janeiro: Funarte, 2010b. [ Links ]

_____ . Cícero Dias, seu azul e encarnado, seu “sur-nudisme”. In: BATISTA, M. R.; LOPES, T. P. A.; LIMA, Y. S. DE (Eds.). Brasil, primeiro tempo modernista, 1917/29 documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972. [ Links ]

_____ . A presença de Cícero Dias. In: DIAS, C. (Ed.). III Exposição Cícero Dias na Escada (Engenho Jundyá). Recife: Autor; Tipographia Oséias Lima, 1948. [ Links ]

GALERIE MARWAN HOSS; DAGEN, P. Cícero Dias: Images au centre du songe, aquarelles et dessins des années 20 [exposition 8 mars - 7 mai 1994]. Paris: Galerie Marwan Hoss, 1994. [ Links ]

GRANDO, A. Por uma abstração construída: fluxos da obra (1948/1952). In: CONDURU, R.; SIQUEIRA (Eds.) Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro; Petrópolis: Museu Nacional de Belas Artes; Museu Imperial, 19 Out. 2010. [ Links ]

HERKENHOFF, P.; DINIZ, C. (Eds.). Zona tórrida: certa pintura do Nordeste. Recife: Santander Cultural, 2012. [ Links ]

INSTITUTO ITAÚ CULTURAL. Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm>. Acesso em: 20 Nov. 2013. [ Links ]

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO (MAM). Cícero Dias. Rio de Janeiro: MAM, 1952. [ Links ]

PEDROSA, M. Pernambuco, Cícero Dias e Paris. Revista Região, p. 8-9, Dez. 1948. [ Links ]

PONTES, J. O teatro moderno em Pernambuco. 2. ed. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Fundarpe); Companhia Editora de Pernambuco, 1990. [ Links ]

VAREJÃO, L. A Pintura, em 1948, no Recife. Contraponto, Ano III, n. 10, Abr. 1949. [ Links ]

ZANINI, W. Vicente do Rego Monteiro artista e poeta. São Paulo: Empresa das Artes Marigo Editora, 1997. [ Links ]

Downloads

Publicado

01-09-2018

Como Citar

Dimitrov, E. (2018). Cícero Dias e o regionalismo pernambucano. Sociedade E Estado, 33(03), 727–754. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030004

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.