Dossiê Tecnologia e Mercados Culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010001

Palavras-chave:

tecnologia, mercados culturais

Resumo

Os trabalhos reunidos neste dossiê apresentam um fio condutor comum: o impacto do processo de digitalização e inovação tecnológica sobre os mercados culturais, sejam eles musical, televisivo, editorial, assim como sobre o próprio trabalho, as estratégias e racionalidades empresariais presentes no âmbito desses mercados. O material empírico e analítico urdido para esta publicação traz o signo do ineditismo e da originalidade, pois é a primeira vez que, no Brasil, um periódico com a envergadura e penetração da Revista Sociedade e Estado dedica um volume às interfaces entre tecnologia e mercados culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elder Patrick Maia Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Associado I do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL).

Sayonara Leal, Universidade de Brasília (UnB)

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, docente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UnB. Brasília, DF, Brasil

Referências

BELL, Daniel. The comingpost-industrialsociety. New York: Basic Books, 1973.

BOURDIEU, Pierre. As estruturas sociais da economia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

COMITÊ GESTOR DE INTERNET NO BRASIL (CGI-BR). Pesquisa sobre os usos das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - Tic domicílios. São Paulo: CGI, 2017.

GRANOVETTE, Mark. The sociology of economics life. Montreal (CA): KoboEditions, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA (IBGE). Acesso à Internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

MARTEL, Frederic. Smart: o que você não sabe sobre a Internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. [ Links ]

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Cultural times. The first global map of cultural and creative industries. Paris: Unesco, 2015. [ Links ]

____ . Repensar as políticas culturais: criatividade em desenvolvimento. Relatório Global da Convenção de 2005. Paris: Unesco, 2018. [ Links ]

TUERCHI, Lenita Maria; MORAIS, José Mauro. Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil: avanços recentes, limitações e propostas de ação. Brasília, Ipea, 2016.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Alves, E. P. M., & Leal, S. (2019). Dossiê Tecnologia e Mercados Culturais. Sociedade E Estado, 34(01), 15–22. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010001

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.