A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010006

Palavras-chave:

capitalismo cultural-digital, digitalização do simbólico, mercados culturais-digitais, serviços culturais-digitais, suportes digitais móveis

Resumo

O capitalismo cultural-digital tem como núcleo o processo de digitalização do simbólico. Esse processo abriga quatro fenômenos interdependentes: 1) a consolidação da tecnologia do streaming; 2) a expansão global do uso dos dispositivos digitais móveis, especialmente os smartphones; 3) a convergência digital; 4) o advento e a profusão da web 2.0, etapa da internet na qual a maioria dos conteúdos é criada, distribuída, compartilhada e consumida pelos próprios usuários. As interfaces entre esses quatro fenômenos permitiram que as maiores corporações de tecnologias digitais do planeta (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) também tenham se tornado grandes corporações de arte, cultura e entretenimento, construindo novos modelos de negócios - os serviços culturais-digitais, especialmente a oferta dos serviços por assinatura via streaming. Tendo em vista o cruzamento de diferentes dados quantitativos acerca desses fenômenos, este trabalho tenciona compreender a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil nos últimos dez anos.

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Biografia do Autor

Elder Patrick Maia Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor associado I. Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/ICS/UFAL). epmaia@hotmail.com. Últimas publicações: “A expansão do mercado de conteúdos audiovisuais brasileiros: a centralidade dos agentes estatais de mercado - o FSA, a ANCINE e o BNDES”. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 30, p. 477-494, 2016. “Mercados culturais no Brasil: o BNDES e o financiamento das empresas culturais brasileiras”. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 53, p. 24-35, 2017.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Alves, E. P. M. (2019). A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil. Sociedade E Estado, 34(01), 129–157. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010006

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