Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Savannah Journal of Research and Development?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://periodicos.unb.br/index.php/savannahjournal/

Acesse o menu "Cadastro" e preencha o formulário. No final do formulário marque a caixa designada para "Autor". Em seguida, clique em "cadastrar" para dar início a submissão do manuscrito.

O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, em espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, com margens de 2,5 cm e com páginas e linhas numeradas.

Os trabalhos devem ser apresentados sem identificação de autores, inclusive os anexos, fotos e gravuras.

Os originais serão publicados em português, inglês ou espanhol.

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Savannah Journal of Research and Development, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.

Não serão fornecidas separatas. Os artigos estarão disponíveis para impressão, no formato PDF, no endereço eletrônico da revista.

Após a avaliação e aprovação do artigo, a revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1. Artigos originais - Artigos que apresentem contribuição inteiramente nova ao conhecimento e permitam que outros investigadores, baseados no texto escrito, possam julgar as conclusões, verificar a exatidão das análises e deduções do autor e repetir a investigação se assim o desejarem. Incluem-se aqui os resumos e teses. Devem conter: Título em português e inglês, Resumo (de 200 a 400 palavras), Palavras-chave (três a cinco), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (caso necessário), Abstract (de 200 a 400 palavras), Keywords, Referências. Os trabalhos não devem exceder a 20 páginas, incluídos os anexos  (gráfico e tabelas).

2. Revisões de literatura - As revisões devem abordar temas de interesse, atualizados. Devem conter: Título em português e inglês, Resumo (de 200 a 400 palavras), Palavras-chave (três a cinco), Texto, Conclusão (opcional), Agradecimentos (caso necessário), Abstract, Keywords, Referências. Os trabalhos não devem exceder a 30 páginas, incluídos os anexos e as Referências Bibliográficas.

3. Notas prévias - Pequenas informações que apesar de conterem novos dados, ainda não permitem ao leitor definir a conclusão. Devem conter: Título em português e inglês, Resumo (de 200 a 400 palavras), Palavras-chave (três a cinco), Texto, Abstract, Keywords, Referências . Os trabalhos não devem exceder a 5 páginas, incluídos os anexos.

4. Difusão tecnológica – Relatos de novas tecnologias, depósito de novas patentes, novas cultivares e germoplasma, contendo origem, descrição e disponibilidade, com dados comparativos. Devem conter: Resumo (200 a 400 palavras), Palavras-chave (três a cinco), título em inglês, Abstract, Keywords, Texto (introdução, desenvolvimento e conclusões), Agradecimentos (caso necessário) e Referências. Os artigos de difusão tecnológica devem ter o máximo de 10 páginas, incluindo anexos.

5. Educação em Ciências Agrárias – Artigos científicos e revisões de literatura resultantes de pesquisa original teórica ou empírica na área de ensino em ciências agrárias. Devem conter: Título em português e inglês, Resumo (de 200 a 400 palavras), Palavras-chave (três a cinco), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (caso necessário), Abstract (de 200 a 400 palavras), Keywords, Referências. Os trabalhos não devem exceder a 20 páginas, incluídos os anexos  (gráfico e tabelas).

6. Artigo convidado. Relato de um tópico especial, à convite do corpo editorial da revista.

Apresentação dos Trabalhos

Formato: Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://periodicos.unb.br/index.php/savannahjounal

O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word (2007). Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, telefone, fax e e-mail.

O texto será escrito, com intercalação de tabelas e figuras, já inseridas no texto, em quantidade mínima necessária para a sua compreensão.

No corpo do trabalho não deverá constar os nomes dos autores, que deverão ser encaminhados em folha separada, com dados pessoais (títulos, endereço para correspondência, e-mail e Instituição a que está ligado), como medida de sigilo.

Título do trabalho: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. O conteúdo do texto deve ser separado por ponto, acompanhado de sua tradução para o inglês.

Resumo: Deve ser elaborado um resumo informativo com cerca de 200 a 400 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, acompanhado de sua tradução para o inglês. Ambos devem ter, no máximo, 800 palavras.

Palavras-chave: As palavras-chave e keywords não devem repetir palavras do título, devendo-se incluir o nome científico das espécies estudadas. As palavras devem ser separadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula. Os autores devem apresentar de 3 a 5 termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras.

Agradecimentos: Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes das referências.

Notas: Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

 Apêndices: Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas: Fotografias nítidas (preto e branco ou colorida), gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, nos locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

Os manuscritos mesmo apresentando relevância científica e estarem metodologicamente corretos poderão ser recusados se apresentados de forma desorganizada e fora das normas da Savannah Journal of Science and Technology. Manuscritos bem escritos e apresentados de acordo com as normas são revisados com mais rapidez e, também, exigindo menos esforço dos revisores. Antes da submissão, recomenda-se uma consulta aos últimos trabalhos publicados pela revista.

Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor.

Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e aqueles não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

Referências: NBR 6023/2002. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor.

As referências incluídas no final de cada artigo devem ser escritas em folhas separadas do texto principal, em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT NBR-6023, ago. 2002. Na lista de Referências, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados. Não é permitido o uso da expressão et al.

Observar os exemplos das referências abaixo:

- Artigos de Anais de Eventos

AHRENS, S. A fauna silvestre e o manejo sustentável de ecossistemas florestais. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 3., 2004, Santa Maria. Anais.Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2004. p.153-162.

- Artigos de periódicos

SANTOS, M.A. dos; NICOLÁS, M.F.; HUNGRIA, M. Identificação de QTL associados à simbiose entre Bradyrhizobium japonicum, B. elkanii e soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.41, p.67-75, 2006.

- Capítulos de livros

AZEVEDO, D.M.P. de; NÓBREGA, L.B. da; LIMA, E.F.; BATISTA, F.A.S.; BELTRÃO, N.E. de M. Manejo cultural. In: AZEVEDO, D.M.P.; LIMA, E.F. (Ed.). O agronegócio da mamona no Brasil. Campina Grande: Embrapa Algodão; Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001. p.121-160.

- Livros

OTSUBO, A.A.; LORENZI, J.O. Cultivo da mandioca na Região Centro-Sul do Brasil. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2004. 116p. (Embrapa Agropecuária Oeste. Sistemas de produção, 6).

- Teses, Dissertações e Monografias

HAMADA, E. Desenvolvimento fenológico do trigo (cultivar IAC 24 - Tucuruí), comportamento espectral e utilização de imagens NOAA-AVHRR. 2000. 152p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

- Fontes eletrônicas

EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE. Avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais da pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste: relatório do ano de 2003. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2004. 97p. (Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 66). Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2006.

Citações:

- Redação das citações dentro de parênteses

- Citação com um autor: sobrenome com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e ano de publicação: (Silva, 2005).

- Citação com dois autores: sobrenomes com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e ano de publicação:(Silva & Souza, 2005).

- Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação: (Silva et al., 2005).

- Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores.

- Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: os nomes destes não devem ser repetidos; colocar os anos de publicação separados por vírgula.

- Citação de citação: sobrenome do autor e ano de publicação do documento original, seguido da expressão “citado por” e da citação da obra consultada.

- Deve ser evitada a citação de citação, pois há risco de erro de interpretação; no caso de uso de citação de citação, somente a obra consultada deve constar da lista de referências.

- Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: seguem as orientações anteriores, com os anos de publicação entre parênteses; são separadas por vírgula.

Fórmulas, expressões e equações matemáticas:

- Devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte Times New Roman.

- Não devem apresentar letras em itálico ou negrito, à exceção de símbolos escritos convencionalmente em itálico.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE FIGURAS

1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi.

2. As figuras deverão ter largura máxima de 8,0 cm ou 16,0 cm.

3. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Times New Roman tamanho 11. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Times New Roman tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos.

4. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir→Imagem/Figura→Arquivo”.

5. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 16,0 cm e 8,0 cm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Times New Roman tamanho 11.

Outras informações importantes:

- Não há cobrança de taxa de publicação.

 - Os manuscritos aprovados para publicação são revisados por no mínimo dois especialistas.

 - O editor e a assessoria científica reservam-se o direito de solicitar modificações nos artigos e de decidir sobre a sua publicação.

 - São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos.

 - Os trabalhos aceitos não podem ser reproduzidos, mesmo parcialmente, sem o consentimento expresso da Equipe Editorial da Savannah Journal of Science and Technology.

 Contatos com a secretaria da revista podem ser feitos por telefone: (61) 3107-7186 / 3107-7121, via e-mail: anamaria@unb.br ou pelos correios, no endereço:

Savannah Journal of Science and Technology 

UnB-FAV

Caixa Postal 4508

CEP 70910970

Brasília DF

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.