ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MOMENTO DE UMA FORÇA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Emerson Avelino Medeiros Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
  • Fabio Rafael Segundo Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
  • Marcio Rodrigo Loos Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8212

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Física, Ensino Fundamental.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo comparar duas atividades, uma elaborada na forma de experimentação convencional e outra na forma de experimentação em laboratório virtual, para o ensino de Momento de uma Força nas aulas de Física dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi confeccionado um roteiro experimental para cada uma das atividades e discutidas vantagens e desvantagens na preparação das mesmas, na execução pelo professor e pelo aluno. Os resultados das comparações foram significativos e demonstraram as particularidades que cada atividade possui, além de evidenciarem a igual importância de ambas, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer nas duas formas de experimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Avelino Medeiros, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

Graduação em Licenciatura Plena em Física ”“ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Ensino de Física ”“ Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabio Rafael Segundo, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

Professor pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de pesquisa: Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções (DTN) e Sistemas Computacionais para a Educação. Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas (UFSC - 2015), mestre em Engenharia de Produção (UFSC - 2000), bacharel em Ciências da Computação (FURB - 1996) e técnico em Processamento de Dados pela (FEDAVI - 1991).

Marcio Rodrigo Loos, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

Graduação em Licenciatura Plena em Física e mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e doutorado em Ciências Naturais pela Technisch Universität Hamburg-Harburg/Alemanha. Pós doutorado na Case Western Reserve University/Estados Unidos (2010-2012).

Referências

SANTOS, E.I; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades Experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de Física: uma experiência em formação continuada. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa de Física. Belo Horizonte, 2004.

LIBÂNIO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da Física ”“ vol 1. 9ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

MEDEIROS, Emerson Avelino; SEGUNDO, Fabio Rafael; LOOS, Marcio Rodrigo. ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MOMENTO DE UMA FORÇA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i1.8212. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/8212. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos