OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO

ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria
  • Marco Antônio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mara Fernando Parisoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7077

Palavras-chave:

Laboratório de Pesquisa em Física;, Observação Participante;, Fundamentos Metodológicos;, Fundamentos Epistemológicos;, Supercondutividade e Magnetismo

Resumo

O presente artigo tem o propósito de descrever e analisar eventos observados no Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desta Instituição, no formato de uma disciplina intitulada Estágio Supervisionado em Laboratório de Pesquisa. A metodologia utilizada para o estudo é qualitativa, descritiva e interpretativa, fundamentada em observações participantes e em uma entrevista semiestruturada. São analisadas questões teóricas, metodológicas e epistemológicas relacionadas à rotina de laboratório e às pesquisas atualmente realizadas na área da Supercondutividade e do Magnetismo. Buscou-se, também, identificar a visão de ciência que compartilham os pesquisadores naquele contexto. O trabalho teve origem em 120 horas de observação (60 horas realizadas por cada uma das duas co-autoras do trabalho), inserção e prática dentro do Laboratório, a fim de que, como profissionais em Ensino de Física, pudessem alcançar uma significativa vivência acerca das práticas experimentais realizadas. Discute-se a importância desta experiência para a formação profissional em Ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria

Depto de Matemática, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de
Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Marco Antônio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Caixa Postal 15051, CEP 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil

Mara Fernando Parisoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

Garcia, E. A. C. (2002). Biofísica. São Paulo: Sarvier.

Junior, J. L. P. (2007). Efeito Hall Extraordinário no Supercondutor Magnético RuSR2GdCu2O8. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Física, UFRGS.

Latour, B. (2000). Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP.

Moreira, M. A. (1998). Pesquisa Básica em Educação em Ciência: uma visão pessoal. I Congresso Ibero-americano de Educação em Ciências Experimentais. La Serena, Chile, 6 a 10 de julho.

Ostermann, F. e Pureur, P. (2005) . Temas atuais de Física: Supercondutividade. São Paulo. Editora Livraria da Física;

Rosa, M.V.F.P.C; Arnoldi, M.A.G.C. (2006) . A entrevista na pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

SANTAROSA, Maria Cecília Pereira; MOREIRA, Marco Antônio; PARISOTO, Mara Fernando. OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7077. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7077. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos