Aplicação de sequência de ensino sobre eletrodinâmica: compreendendo o funcionamento de circuitos

understanding how circuits function

Autores

  • Fernando Cezar Rivarola Ramirez Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE/AC)
  • Thiago Chagas de Carvalho Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • José Carlos da Silva Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Alcicléia Souza Valente Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25898

Palavras-chave:

Ensino de Física. Eletrodinâmica. Circuitos Elétricos.

Resumo

Este trabalho surgiu diante da necessidade de modificar as abordagens iniciais realizadas no conteúdo sobre eletrodinâmica em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola pública de tempo integral na Cidade de Rio Branco, Acre. O primeiro conteúdo apresentado na unidade foi sobre potência elétrica e consumo de energia e repercutiu como uma grande dificuldade para as turmas que alegaram, através de um diagnóstico feito pela coordenação pedagógica da escola, dificuldades em compreender o novo conteúdo que estavam estudando. Diante dessa situação fez-se necessário modificar as abordagens que seriam feitas no próximo conteúdo que trata sobre circuitos elétricos. Os alunos apresentaram dificuldade em compreender os novos conceitos e associá-los à realidade. O próximo passo seria resolver exercícios que teriam como pré-requisito parte dos conceitos estudados no começo da unidade e a turma mostrou-se apreensiva pelo nível de dificuldade. Para modificar essa expectativa foi realizada a aplicação de uma sequência de ensino inspirada nas teorias das hierarquias de aprendizagem de Gagné (MOREIRA, 1999) e a teoria de ensino em espiral de Bruner (MOREIRA, 1999), aplicando a leitura do livro didático em uso na escola, mostrando circuitos elétricos em pranchetas, medindo as grandezas elétricas e finalizando com apresentação de simulador de circuitos elétricos da plataforma Phet Interative Simulations[1]. O processo de avaliação das aulas incluiu a construção de um mapa conceitual para verificação da aprendizagem desenvolvida (MOREIRA, 2006).

 

[1] Accessível no sitio: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/new

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

RAMIREZ, Fernando Cezar Rivarola; DE CARVALHO, Thiago Chagas; OLIVEIRA, José Carlos da Silva; VALENTE, Alcicléia Souza. Aplicação de sequência de ensino sobre eletrodinâmica: compreendendo o funcionamento de circuitos: understanding how circuits function. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 93–94, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25898. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25898. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)