Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio: potencialidades da Educação CTS

Potentialities of Science, Technology and Society Education

Autores

  • Edvaldo Vieira Faria Junior Universidade de Brasília (UnB)
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25890

Palavras-chave:

Ensino de Física. Perspectiva CTS. Nanociência.

Resumo

A presente proposta pedagógica se inscreve na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) ao considerar as implicações do desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social, discutidas a partir da observação dos diversos problemas ambientais, políticos, culturais e econômicos causados pelo envolvimento global das novas tecnologias em nossa sociedade.

Nessa perspectiva e de acordo com Santos (2011), propomos a popularização da ciência por meio de uma Educação Científica que supera a simples divulgação da ciência e de suas aplicações, alocando-a no campo da participação popular.

Esses pressupostos direcionam pedagogicamente o presente trabalho ao contribuir para a conscientização e participação pública sobre as aplicações, o desenvolvimento, os riscos, os impactos, as incertezas e as políticas públicas em torno da Nanociência e da Nanotecnologia, visto que esses termos se complementam e são indissociáveis na medida em que a Nanociência é compreendida como o estudo das técnicas e aplicações das Nanotecnologias, contanto com o envolvimento de diversas áreas do conhecimento como as engenharias, a física, a química, a eletrônica, a computação e outras.

Entendemos, portanto, que é necessário estender nossos olhares para a relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade para que possamos promover a participação pública nesses assuntos. Nesse sentido, a educação CTS é capaz de potencializar a abordagem do tema Nanociência e Nanotecnologia pois, de acordo com Acevedo (1996), quando se associa a sociedade ao desenvolvimento científico-tecnológico é possível promovermos a alfabetização científica, a contextualização social da ciência, a melhora do pensamento crítico, a discussão de problemas e a tomada fundamentada de decisões.

            Como referência metodologia de implementação no Ensino Médio, os pressupostos de Strieder (2012) apresenta a escola como aquela capaz de preparar os alunos para o enfrentamento de novos problemas e para definição de novos rumos para si mesmo e para a sociedade, de forma que se desenvolvam novas percepções, novos questionamentos e compromissos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

FARIA JUNIOR, Edvaldo Vieira; STRIEDER, Roseline Beatriz. Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio: potencialidades da Educação CTS: Potentialities of Science, Technology and Society Education. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 77–78, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25890. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25890. Acesso em: 28 mar. 2024.