A compreensão do conceito de momento de uma força: uma proposta para aplicação do cálculo de estruturas para alunos na modalidade PROEJA

Autores

  • Mércio Nascimento Lima Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25885

Palavras-chave:

Momento de uma força. Aprendizagem significativa. PROEJA. UEPS.

Resumo

Pelo Decreto nº 5.478, de 24/05/2005, foi criado o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. No mesmo ano, por meio do Decreto nº 5.840, de 13/06/2006, foram ampliadas a abrangência e aprofundados seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ”“ PROEJA (BRASIL, 2005; 2006). No Instituto Federal de Brasília ”“ IFB, criado em 2008, a implementação do PROEJA em alguns campi se deu alguns anos depois, considerando a preparação dos planos de cursos e as necessidades de cada região.

            Apesar de ser uma modalidade recente em educação, o PROEJA já apontava algumas dificuldades, entre elas, na sua própria criação, o caráter obrigatório de sua implementação. Isto gerou resistência por parte da comunidade docente, que alegava não ser capacitada para atender este público, além da carência de docente para ministrar algumas disciplinas de formação profissional (FRANZOI et al., 2010). Por outro lado, encontram-se problemas como o da evasão e as dificuldades já encontradas tipicamente na EJA, tais como problemas de pré-requisitos dos alunos, fragilidade ou inexistência de alfabetização científica, muito tempo afastados de sistemas formais de ensino, entre outros, tal como evidenciado por Krueger e Leite (2010).

 Considerando as dificuldades apontados anteriormente, no IFB Campus Samambaia foram identificados os mesmos problemas pelos professores do curso técnico em edificações na modalidade PROEJA. No que diz respeito à disciplina Sistemas Estruturais I, isto ficou evidente no cálculo de estruturas. Os professores com formação técnica questionam a falta de pré-requisitos em física, principalmente sobre o tópico momento de uma força, considerado importante para a área de edificações. Essa constatação tornou-se um problema de pesquisa e o norteador para a proposição de uma sequência didática, fundamentada na aprendizagem significativa de Ausubel, que pudesse auxiliar na ministração desse conteúdo em perspectiva aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

LIMA, Mércio Nascimento; FERREIRA, Marcello. A compreensão do conceito de momento de uma força: uma proposta para aplicação do cálculo de estruturas para alunos na modalidade PROEJA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 69–70, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25885. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25885. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>