Utilizando o Vídeo Para o Ensino dos Modelos Atômicos

Autores

  • Rubem Olino da Rosa Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Ricardo de Sousa Costa Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25879

Palavras-chave:

Vídeo-aulas. Modelos Atômicos. Física Moderna. Ensino de Física.

Resumo

Desde os seus primórdios, o átomo tem desempenhado um papel essencial na estruturação de inúmeras hipóteses, conceitos e teorias na Física, seja como protagonista ou como coadjuvante. O conhecimento grego, e o atomismo em particular, foi objeto de estudo por muitos físicos, alguns deles formuladores da Mecânica Quântica, que em livros, artigos, conferencias, expressaram publicamente o apreço pela origem e pela história da sua ciência. Em 1948, Erwing Schrödinger (1887-1961) fez uma série de palestras sobre a ciência grega. Sentia- se na obrigação de explicar que o seu interesse pelos antigos não era um mero passatempo pessoal. Schrödinger objetivava reunir elementos para uma visão mais crítica da ciência atual.

A hipótese atômica é retomada no século XVII, quando acorda do seu sono profundo para não mais adormecer. O átomo encontra uma ciência que começa a ser regida por novas regras. Neste trabalho iremos acompanhar o átomo nos trilhos da história. Os tempos são outros. São tempos do experimento controlado que coloca o conhecimento num novo patamar.

A estrutura do átomo é um tema que os alunos apresentam dificuldade de compreensão, dado o nível de abstração, o que não é de se estranhar, uma vez que as ideias básicas sobre a teoria atômica, que surgiram em 1808 e 1810 com John Dalton, já descreviam a matéria composta por partículas muito pequenas para serem vistas, chamadas de átomos (PEDUZZI, 2005).

O estudo das partículas que compõe o átomo, como interagem entre si, a força e a energia que envolve suas ligações levaram dois séculos para serem compreendidas. Os modelos atômicos foram evoluindo à medida que novas experiências foram sendo feitas e novos resultados foram sendo observados. Atualmente é quase impossível duvidar da existência destas partículas.

Neste trabalho, através de vídeos, abordamos o desenvolvimento histórico dos modelos atômicos (SOUZA,2006) e as dificuldades que os alunos têm de compreende-los e diferenciá-los. O uso inadequado dos modelos atômicos consagrados para explicar fenômenos experimentais pode induzir os alunos a cometerem certos equívocos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DA ROSA, Rubem Olino; COSTA, Ricardo de Sousa. Utilizando o Vídeo Para o Ensino dos Modelos Atômicos. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 57–58, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25879. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25879. Acesso em: 28 mar. 2024.