Aprendendo o movimento circular uniforme utilizando o ambiente virtual Vpython

Autores

  • Agnaldo Gonçalves Borges Junior Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) - Campus Araguaia
  • Fabrízio Myaki Alves Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) - Campus Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25872

Palavras-chave:

Vpython. Física. Ambiente virtual.

Resumo

Com base na experiência docente diária dos autores do presente trabalho, foi possível perceber que a componente curricular de física nas escolas ainda é pouco atraente e que o conteúdo muitas vezes não é compreendido satisfatoriamente pelos alunos. "Uma característica da Física que a torna particularmente difícil para os alunos é o fato de lidar com conceitos abstratos e, em larga medida, contra-intuitivos. A capacidade de abstração dos estudantes, em especial os mais novos, é reduzida” (FIOLHAIS; TRINDADE, 2003, p. 260).

Embora esforços tenham ocorrido nos últimos anos para melhorar o ensino de Física nas escolas do Brasil, mudanças/inovações ainda são necessárias. Algumas deficiências podem ser observadas, “as falhas conceituais, a ausência de conteúdos e a falta de habilitação para o ensino laboratorial por parte dos professores de Física são constatações recorrentes no ensino secundário, que sugerem limitações na preparação inicial desses docentes no curso de licenciatura" (COSTA; BARROS; 2015 p. 10982).

É sabido da dificuldade dos alunos de se imaginar e interpretar um fenômeno físico adequadamente, a dificuldade aumenta quando é preciso compreender algo que muda no espaço e no tempo dispondo-se apenas de imagens estáticas usando giz e quadro. Hoje temos outras opções que funcionam como material pedagógico alternativo, tais como: experimentos reais de baixo custo que podem ser produzidos pelo próprio professor (ou pelo aluno), experimentos virtuais (usando celular ou computador) e até levar o aluno a uma simples observação/interação com atividades do seu cotidiano.

O fato é que a interação entre professor e aluno, através do modo experimental ou virtual, cria-se um ambiente favorável a aprendizagem, de modo que novas estratégias de ensino podem ser consideradas como oportunidade para serem aplicadas.

Embasado no que foi discutido anteriormente, usaremos animações computacionais interativas a fim de estimular a motivação no aluno em aprender os conceitos de física que serão abordados. Utilizaremos animações elaboradas no ambiente virtual 3D conhecido por Vpython[1] (Visual Python) simulando a física do movimento circular uniforme presentes em algumas situações reais

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

BORGES JUNIOR, Agnaldo Gonçalves; ALVES, Fabrízio Myaki. Aprendendo o movimento circular uniforme utilizando o ambiente virtual Vpython. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 47–48, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25872. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25872. Acesso em: 18 abr. 2024.