Proposta de UEPS para o estudo da Hidrostática no ensino médio, orientada por um kit didático: braço hidráulico e escavadeira hidráulica

Autores

  • Alcilene Balica Monteiro Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • José Carlos da Silva Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Wendel Ricardo de Souza Rego Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Bruno Ferreira de Araujo Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Cesar Junior Rodrigues Perez Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Edivane de Lima Bezerra Instituto Federal do Acre (IFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25851

Palavras-chave:

Braço Hidráulico. Escavadeira Hidráulica. UEPS.

Resumo

Propostas por Moreira (2011), as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), vem sendo inseridas nas salas de aula, como mais uma alternativa didática para os professores inovarem no ensino, seja na educação básica ou superior, de modo que o objetivo seja a aprendizagem. Segundo o autor, as UEPS são construídas de forma sistemática, organizada e com sequencias de aulas baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), visando facilitar o processo de construção do conhecimento.

De acordo com Ausubel (1968), a Aprendizagem Significativa é o processo em que novas informações são incorporadas e reorganizadas na estrutura cognitiva do estudante, permitindo-os utilizarem conhecimentos adquiridos no cotidiano, partindo da análise dos dados disponibilizados na aprendizagem primária e, transformando a apreciação e a absorção destas informações em conhecimento útil. Nesse processo, faz-se necessário que o professor passe por mudanças didáticas e metodológicas de ensino.

Estudos utilizando kits didáticos, em turmas de Ensino Médio, foram realizadas por vários autores, a exemplo de Barbosa et al. (2017), ao demonstrar o ensino da Mecânica dos fluidos, através de artefatos tecnológicos - uma escavadeira hidráulica, um guindaste hidráulico, uma mão mecânica e uma aranha hidráulica, confeccionados apenas com sucatas e materiais de baixo custo. Frassi et al. (2017) apresentam os conceitos teóricos acerca de Hidrostática e Hidrodinâmica em uma aula de Física, utilizando o parafuso de Arquimedes como foco da aula, elucidando os principais conceitos e aplicando-os praticamente na confecção de um protótipo de baixo custo da referida máquina. A intervenção realizada por Frassi et al. (2017) deu-se em uma turma de nível médio do IFES - Cariacica, Espirito Santo.

Esses estudos revelam a eficácia da utilização de materiais lúdicos em aulas de Física, quando o tema em estudo é a Hidrostática e faz reflexão sobre as UEPS, as quais, segundo os autores, permitem aulas diferenciadas e incentivam o ensino da Física, pois evidenciam uma evolução conceitual por parte dos estudantes e podem potencializar as habilidades dos mesmos.

Nesse contexto da teoria de Aprendizagem Significativa, o presente trabalho tem o objetivo apresentar uma UEPS, como metodologia didática para o ensino e aprendizagem dos temas da Hidrostática no ensino médio, orientada por um kit didático: braço hidráulico e escavadeira hidráulica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

MONTEIRO, Alcilene Balica; OLIVEIRA, José Carlos da Silva; REGO, Wendel Ricardo de Souza; DE ARAUJO, Bruno Ferreira; PEREZ, Cesar Junior Rodrigues; BEZERRA, Edivane de Lima. Proposta de UEPS para o estudo da Hidrostática no ensino médio, orientada por um kit didático: braço hidráulico e escavadeira hidráulica. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 9–10, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25851. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25851. Acesso em: 29 mar. 2024.