FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES DE FÍSICA

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS E OS PROCESSOS DE SALA DE AULA

Autores

  • Maria José BM de Almeida, Dra. CFisUC, Departamento de Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19961

Palavras-chave:

Formação contínua de professores. Formação inicial de professores. Processos de sala de aula.

Resumo

O trabalho que se apresenta foi desenvolvido com base nos conteúdos de intervenções na VI Escola de Física, Roberto Salmeron, Universidade de Brasília, agosto de 2017. Analisam-se as características das formações inicial e contínua dos professores de Física, adequadas às necessidades do início do século XXI fortemente marcado pelos resultados de investigações educacionais. No final, como exemplo de prática de sala de aula para a adequação dos modelos mentais de alunos aos modelos científicos, explora-se uma analogia para os primeiros contactos com o estudo dos circuitos elétricos simples.

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

DE ALMEIDA, Maria José BM. FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES DE FÍSICA: O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS E OS PROCESSOS DE SALA DE AULA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 109–121, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19961. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19961. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física