ENSINO DE FÍSICA NO SÉCULO XXI

DESAFIOS E EQUÍVOCOS

  • Marco Antônio Moreira, Dr. Instituto de Física – UFRGS
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino para testagem. Aprendizagem mecânica. Aprendizagem significativa. Desafios e equívocos.

Resumo

A intenção dessa apresentação é chamar a atenção de professores de Física, pesquisadores em ensino de Física e físicos para desafios e equívocos no ensino de Física, no século XXI. O conhecimento físico é relevante para a cidadania. A Física está na base da maioria das tecnologias contemporâneas. No entanto, o ensino de Física, nos dias de hoje, baseia-se fundamentalmente em metodologias tradicionais centradas no professor, aborda conteúdos do século XIX e foca-se, principalmente, na preparação de estudantes para as provas. O resultado, bastante conhecido, é que os estudantes não gostam de Física , cursando-a apenas quando são obrigados e, então, seu objetivo resume-se a passar nos exames. Está mais do que na hora de repensar esse modo de ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
MOREIRA, M. ENSINO DE FÍSICA NO SÉCULO XXI. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 80-94, 4 dez. 2018.
Seção
Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física