Monitorando a Temperatura e a Umidade da Sala de Aula com Arduíno

uma experiência no formato de oficina do PIBID-Física numa escola pública estadual em Ilhéus ”“ BA.

Autores

  • Adriano Marcus Stuchi Universidade Estadual de santa Cruz
  • Fábio José da Silva Santos
  • Maxwell Siqueira
  • Alberto de Castro Baptista
  • Thiago Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.19440

Palavras-chave:

Ardu´´ino. PIBID. Termologia. Tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Resumo

A utilização de novas tecnologias para o ensino de física não é apenas uma alternativa para melhorar o aproveitamento escolar dos alunos, mas também uma maneira de tornar conteúdos disciplinares às vezes distantes do cotidiano contextualizados em suas realidades. Um conteúdo que segue este raciocínio é o de termologia, pois trabalha com conceitos como temperatura, sensação térmica, calor (...) tão comuns ao dia a dia. Pensando em melhorias para o ensino de Física, foi utilizado os fundamentos discutidos durante um minicurso oferecido pelo subprojeto de Física (PIBID/USEC), da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) com o tema “Fundamentos Básicos de Arduíno para o Ensino de Física”, que apresentou uma breve análise do aproveitamento dessa tecnologia em práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Física, conciliando o interesse do subprojeto de Física em buscar alternativas para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola. Diante da possibilidade oferecida pela instituição escolar de colocar em prática as discussões fomentadas no minicurso, uma oficina foi oferecida aos alunos, que  com auxílio de monitores, construíram protótipos com arduínos e sensores de temperatura e umidade, obtendo essas medidas no espaço escolar. Foi observado durante a atividade uma grande procura por parte dos alunos e alto envolvimento dos mesmos, e por meio de entrevistas realizadas ao final dos trabalhos foi observado a satisfação dos estudantes ao realizar as atividades, principalmente pela inovação proporcionada e pela surpresa ao se sentirem capazes e aptos a trabalhos que associam tecnologia de leitura e interpretação de dados digitais com a Física presente no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina P Stella. Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e Prática. Cercage Learning Editores, São Paulo, 2004, p.19-33.

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma Psicanálise do Conhecimento. Contraponto, Rio de Janeiro, 1996.

BRASIL. Guia de tecnologias educacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/guia_de_tecnologias_educacionais.pdf. Acessado em 10nov2019.

BRITO, G. da S; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e Novas Tecnologias: Um Repensar. Curitiba ”“ PR: Ipbex, 2008.

DATASHEET; Sensor de Umidade e Temperatura- DHT 11. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0ByRmxf0qDBMUNm5Bc3RBQ2ppbHM/view Acessado em 10nov2018.

HEWITT, Paul G. Física conceitual [recurso eletrônico]; tradução: Trieste Freire Ricci ; revisão técnica: Maria Helena Gravina. ”“ 12. ed. ”“ Porto Alegre: Bookman, 2015.

LIMA, Eduardo Couto e AMORIM, Helio Salim ”“ Conforto Térmico como Proposta de Contextualização para o Ensino de Termodinâmica. Material Instrucional. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Eduardo_Couto/material_instrucional_Eduardo_Couto.pdf. Acessado em: 8jul2016.

SERRA, Glades Miquelina Debei. Contribuições da TIC no Ensino de Aprendizagem de Ciências: Tendências e Desafios. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:. Acessado em 05jul2016.

XAVIER, Antonio Augusto de Paula. Condições de Conforto Térmico para Estudantes de 2ºGrau na Região de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999. Disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/publicacoes/dissertacoes/DISSERTACAO_Antonio_Augusto_de_Paula_Xavier.pdf. Acessado em: 05jul2016.

STEFFENS, César Augusto. O Funcionamento e Uso de Alguns Sensores. Termistores NTC. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Termistor.html. Acessado em 16nov2018.

EQUIPE MONTAIN_BAJA. Sensor Capacitivo com Arduino. Disponível em: https://portal.vidadesilicio.com.br/sensor-capacitivo/ Acessado em 16nov2018.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

STUCHI, Adriano Marcus; SANTOS, Fábio José da Silva; SIQUEIRA, Maxwell; BAPTISTA, Alberto de Castro; CARVALHO, Thiago. Monitorando a Temperatura e a Umidade da Sala de Aula com Arduíno: uma experiência no formato de oficina do PIBID-Física numa escola pública estadual em Ilhéus ”“ BA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 121–132, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i1.19440. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19440. Acesso em: 16 abr. 2024.