O PÊNDULO DEFASADO

um exemplo de sistema caótico para estudantes do ciclo inicial do curso de graduação em Física

  • Silvana Perez Universidade Federal do Pará
  • João F. M. de Carvalho
  • Alexandre P da Costa
  • Simone G. Fraiha
  • João M. L. de Freitas
  • Huan Gabriel M de Souza
Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem ativa. Ensino de física. Modelagem.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um estudo realizado por estudantes ingressantes do curso de Física da Universidade Federal do Pará com o objetivo de se analisar os estados de estabilidade de um pêndulo cujo pivô está em movimento circular uniforme (MCU). O modelo teórico foi desenvolvido utilizando-se a descrição de Lagrange da Mecânica Clássica. Após a modelagem, comparou-se as previsões teóricas com um aparato experimental, afim de se observar os casos de estabilidade. O projeto foi desenvolvido em uma disciplina piloto que se utilizou de uma metodologia ativa, baseada na indagação, em particular com o uso de problemas em aberto, para desenvolver nos estudantes habilidades e competências ligadas ao processo investigativo em ciências exatas, contribuindo tamb ́em indiretamente para o entendimento da natureza da ciências.

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Publicado
2018-11-25
Como Citar
PerezS.; de CarvalhoJ. F. M.; da CostaA. P.; FraihaS. G.; de FreitasJ. M. L.; de SouzaH. G. M. O PÊNDULO DEFASADO. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 1-13, 25 nov. 2018.