ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO: O CONTRIBUTO DO LUDIÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12076

Palavras-chave:

Ludião. Ensino de Física. Hidrostática.

Resumo

Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse de apresentar as principais contribuições do ludião para o ensino de Física. Inicialmente foi realizado um levantamento da produção científica nacional sobre a utilização desse experimento de baixo custo em quatro bases de dados: o Google Acadêmico, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Bielefield Academic Search Engine (BASE) e o portal de periódicos da CAPES. A pesquisa revelou que, apesar do Ludião ser bastante utilizado em eventos como feira de ciências, há uma carência de artigos publicados em periódicos. Apesar da carência, foi identificado que esse experimento é potencialmente viável para contribuir com o ensino de Física, principalmente por ser lúdico, envolvente, de baixo custo, e acessível, podendo ser construído pelo próprio aluno com materiais encontrados em seu cotidiano.

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Biografia do Autor

João Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Titular de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

2018-07-26

Como Citar

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO: O CONTRIBUTO DO LUDIÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12076. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12076. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos