Reflexões sobre a alfabetização de adultos à luz dos Direitos Humanos

Autores

  • Nélia Paula Rodrigues Luz Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v0i12.26937

Resumo

Este trabalho está baseado em parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPDDH), da Universidade de Brasília, no período de 2014 a 2016, cujos dados foram obtidos em entrevistas com estudantes adultos que estavam em processo de alfabetização. Essas pessoas  frequentavam, a noite, uma escola pública do Distrito Federal na Educação de Jovens e Adultos - EJA:1ªetapa/1º segmento. Este segmento e etapa recebe os adultos maiores de 15 anos que têm interesse  na aprendizagem da leitura e escrita da língua materna. Nesse estudo, observa-se que antes de adentrar na análise de alguns dos dados coletados, há uma pequena abordagem dos aspectos socio-históricos relacionados a EJA, e a alfabetização de adultos, além dos direitos humanos.  Buscou-se conhecer de maneira geral quem são esses  estudantes adultos que não sabem ler e escrever, bem como a importância que atribuem a leitura e a escrita em seus cotidianos. Além disso, indagou-se sobre  a percepção que têm de direitos humanos, juntamente com a busca e garantia destes em suas vidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

LUZ, Nélia Paula Rodrigues. Reflexões sobre a alfabetização de adultos à luz dos Direitos Humanos. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], 2018. DOI: 10.18829/rp3.v0i12.26937. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/16817. Acesso em: 28 mar. 2024.