ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA EM SOLOS ARENOSOS

Autores

  • Jonathas Rodrigues Salles de Oliveira UFPR
  • Luiz Alkimin de Lacerda UFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i7.21710

Palavras-chave:

Método dos elementos de contorno. Difusão do calor. Solução fundamental independente do tempo. Geração de calor.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo numérico de uma formulação computacional baseada no Método dos Elementos de Contorno para problemas de difusão de calor. Um experimento conduzido em laboratório a partir de um equipamento comercial alimentou o modelo numérico com valores de condutividade térmica. A formulação do MEC-D é bidimensional e emprega uma solução fundamental independente do tempo. O experimento é conduzido em um volume cilíndrico em condições axissimétricas de tal forma que uma seção transversal possa ser representada por um modelo bidimensional. O equipamento empregado na análise é o modelo Hukseflux que utiliza de uma sonda (agulha térmica) que possui um fio de aquecimento e um sensor de temperatura. A sonda é inserida no solo, o qual é investigado. O estudo comparativo é efetuado em solo arenoso sob diferentes condições de umidade e demonstra boa correlação e concordância com dados da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brebbia, C. A, 1978. The Boundary Element Method for Engineers. [S.l.]: Pentech Press.

Costa, V. L., 2016. Uma Formulação do Método dos Elementos de Contorno no Domínio do Tempo para o Problema da Difusão-Advecção Bidimensional. Tese de Doutorado. Program de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia ”“ UFPR.

D’Amelio, Valentina, 2013. TNS01 installation manual extension v1304.docx,12p.

Oliveira, M. F., 2015 Análise do transporte de contaminantes em domínios bidimensionais utilizando o método dos elementos de contorno. Tese de Doutorado. Program de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia ”“ UFPR.

Pettres, R., 2014. Formulação do Método dos Elementos de Contorno para Análise da Difusão e Geração de Calor em Meios Contínuos. Tese de Doutorado. Program de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia ”“ UFPR.

Snyder, R. L.; Melo-Abreu, J. P., 2005. Frost Protection: fundamentals, practice, and economics. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Roma. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/008/y7223e/y7223e00.htm#Contents. Acesso em: 20 de Set 2016.

Wall, J, 2009. Transient Heat Condution: Analytical Methods. Disponível em: http://www.ewp.rpi.edu/hartford/~wallj2/. Acesso em: 02 de Ago 2016.

Zienkiewicz, O. C.; Morgan, K., 1983. Finite Elements & Approximation. [S.l.]: John Wiley & Sons, Inc.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Oliveira, J. R. S. de, & Lacerda, L. A. de. (2017). ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA EM SOLOS ARENOSOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(7), 34–45. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i7.21710