AVALIAÇÃO DE ESFORÇOS EM UMA LAJE DE TABULEIRO DE PONTE FERROVIÁRIA LEVANDO EM CONTA EFEITOS DE NÃO LINEARIDADE DO MATERIAL

  • Luis Antônio Tadaiesky Barboza Universidade Federal do Pará
  • Remo Magalhães de Souza Universidade Federal do Pará
  • Edilson Morais Lima e Silva COPPE
  • Rafael Araujo de Sousa Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Pontes ferroviárias. Integridade estrutural. Não linearidade do material. Método dos Elementos Finitos.

Resumo

Pontes de ferrovias especializadas são em geral diariamente submetidas a grandes solicitações devido à passagem de trens de carga, sendo importante garantir a integridade estrutural das mesmas. No caso de pontes ferroviária em concreto armado, as lajes são os primeiros componentes estruturais a receber os efeitos das cargas externas. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso para avaliar a integridade estrutural de uma laje do tabuleiro de uma ponte ferroviária levando em conta, de forma simplificada, os efeitos da não linearidade do material. Para tanto, foram empregados dois procedimentos numéricos na análise, quais sejam: (a) modelagem e análise linear-elástica em elementos finitos por meio de um software de análise estrutural; (b) verificação da integridade estrutural do elemento por meio de um módulo desenvolvido em MATLAB, o qual tem como base a análise de seção da laje através do modelo de seções discretizadas em fibras, que considera os efeitos de não linearidade do material (concreto e da armadura).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR–6118 – Projetos de Estruturas de Concreto – Procedimento. Rio de Janeiro – RJ, 2003.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR–6120 – Cargas para Cálculo de Estruturas de Edificações – Procedimento. Rio de Janeiro – RJ, 1982.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR–6123 – Força devido ao Vento em Edificações – Procedimento. Rio de Janeiro – RJ, 1988.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR–7187 – Projeto de Pontes de Concreto Armado e de Concreto Protendido – Procedimento. Rio de Janeiro – RJ, 2003.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR–7188 – Carga Móvel em Ponte Rodoviária e Passarela de Pedestre – Procedimento. Rio de Janeiro – RJ, 1982.

Alonso, U. R. Dimensionamento de Fundações Profundas. Edgard Blücher Editora, São Paulo – SP, 1983.

Fusco, P. B. Estruturas de Concreto – Solicitações Normais. Vol. 1, 1a edição, Livros Técnicos e Científicos S/A Editora. Rio de Janeiro – RJ, 1985.

Neto, F. M. Concreto Estrutural Avançado – Análise de seções transversais sob flexão normal composta. 1a edição, Editora PINI LTDA. São Paulo – SP, 2010.

Pfeil, W. Pontes em Concreto Armado. Vol.1, 3ª edição, Livros Técnicos e Científicos S/A Editora. Rio de Janeiro – RJ, 1983.

Silveira, R. A. M. Pontes: introdução e fundamentos para análise e projeto. Notas de Aula, UFOP, 2002.

Publicado
2017-01-31
Como Citar
BarbozaL. A. T., SouzaR. M. de, SilvaE. M. L. e, & SousaR. A. de. (2017). AVALIAÇÃO DE ESFORÇOS EM UMA LAJE DE TABULEIRO DE PONTE FERROVIÁRIA LEVANDO EM CONTA EFEITOS DE NÃO LINEARIDADE DO MATERIAL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(18), 1-16. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20894