AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA O ESCORAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, CONCRETO E MISTAS (AÇO-CONCRETO)

Autores

  • Miguel Henrique de Oliveira Costa UFRJ
  • José Guilherme Santos da Silva UFRJ
  • Sebastião Arthur Lopes de Trindade UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20743

Palavras-chave:

Pórticos espaciais treliçados. Ensaios experimentais. Estruturas metálicas.

Resumo

O objetivo central deste trabalho de pesquisa, diz respeito à avaliação crítica e discussão dos resultados dos ensaios experimentais realizados sobre três modelos de pórticos espaciais treliçados. Os modelos estruturais apresentam vão livre de 10m com espaçamento transversal entre as linhas de treliças de 1,5m. Os modelos são submetidos a carregamentos provenientes de uma laje de reação e monitorados com toda a logística requerida para a obtenção da resposta estrutural e conhecimento do comportamento global. Assim sendo, tendo em mãos todos os resultados obtidos com base na realização dos testes experimentais (deslocamentos verticais e laterais dos conjuntos de treliças, cargas de colapso e comportamento dos modos de escoamento e ruína), torna-se possível avaliar com mais clareza a eficiência do sistema estrutural investigado, propor reforços no conjunto da estrutura, além de corroborar e calibrar novos modelos, ampliando o conhecimento a respeito deste tipo de estrutura e tornando-o mais seguro para o meio operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Costa, M. H. de O., Silva, J. G. S. da, & Trindade, S. A. L. de. (2017). AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA O ESCORAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, CONCRETO E MISTAS (AÇO-CONCRETO). Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 102–121. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20743

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)