PASSAGEM DE PLANTÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: INTERFACE COM A SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Ana Carolina Simões Pereira
  • João Lucas Campos

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.27200

Palavras-chave:

Comunicação; Troca de Informações; Segurança do Paciente; Terapia Intensiva; Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar aspectos de afeto à segurança do paciente na passagem de plantão da equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensivas Pediátricas. Estudo transversal, descritivo e quantitativo. A coleta de dados deu-se por observação não participante das Passagens de Plantão (PP) durante sete dias consecutivos nas Unidades de Terapia Intensivas Pediátricas de três hospitais universitários públicos do Paraná, Brasil. Utilizou-se o instrumento Passagem de Plantão da Equipe de Enfermagem em Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal, adaptado ao estudo. Aos dados tabulados, empregou-se análise estatística descritiva. Houve prevalência do método verbal (75,9%), sem anotações escritas; não participação dos acompanhantes (75,9%) e frequentes interrupções na passagem de plantão (53,7%). A identificação do paciente; seu estado de saúde e evolução foram aspectos positivos à segurança do paciente nas PP. Embora apresentem espaço para melhoria, de modo geral, as PP mostraram-se consoantes ao preconizado.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Simões Pereira

Mestra em Enfermagem. Professora Colaboradora. Universidade Estadual do Paraná ”“ Unespar (Campus de Paranavaí).

João Lucas Campos

Doutor em Enfermagem. Professor-Adjunto. Departamento de Assistência e Orientação Profissional Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

1.
Simões Pereira AC, Campos JL. PASSAGEM DE PLANTÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: INTERFACE COM A SEGURANÇA DO PACIENTE. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];10(3):407-23. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/27200

Edição

Seção

Artigos Originais