ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES CIRÚRGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Debora Viviane Stadler Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Annecy Tojeiro Giordani Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem.
  • Gabriela Machado Ezaias Paulino Universidade Estadual de Maringa
  • Helena Megumi Sonobe Universidade de São Paulo-USP.
  • Renata Rodrigues Zanardo Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.
  • Maria Aparecida Valério Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23332

Palavras-chave:

Autocuidado. Ensino. Tecnologia em saúde. Enfermagem Perioperatória.

Resumo

O ensino do autocuidado se destaca como importante estratégia para o enfrentamento das dificuldades que permeiam o processo de reabilitação pós-operatória, possibilitando que as pessoas cuidem de si mesmas subsidiadas por informações e recomendações elaboradas criteriosamente. Assim, este artigo teve como objetivo identificar e avaliar as evidências encontradas na literatura cientifica nacional e internacional, sobre estratégias educacionais para o autocuidado em domicilio de pacientes cirúrgicos, de modo a nortear a assistência perioperatória. Revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados LILACS e nas bibliotecas eletrônicas PubMed, DEDALUS e SciELO, com artigos científicos publicados em português, inglês e espanhol entre 2005 e 2016.Foram selecionados quatro artigos científicos que evidenciaram estratégias educacionais para o ensino do autocuidado perioperatório, como computação móvel com módulos educacionais multimídia; acompanhamento telefônico; educação interativa por meio de internet, CD-ROM ou DVD, aulas presenciais, aplicação da Teoria do Autocuidado de Orem, reuniões semanais em grupos, folhetos explicativos e educação permanente dos profissionais de saúde. Estas diferentes estratégias promovem o atendimento das necessidades individuais do paciente, favorecendo o aprendizado sobre procedimento cirúrgico e suas consequências, além do desenvolvimento de habilidades para o autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Viviane Stadler, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Enfermagem-Bacharel pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1984) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pósdoutorado(2013) pelaEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERPUSP).Especialista em Administração Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho, comAperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Formação Pedagógica para Docentes. Professora Adjunta (nível D) do Curso de Enfermagem e docente do Programa de PósGraduação(Mestrado Profissional em Ensino PPGEN)da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Supervisora de Serviço e ViceCoordenadora(3a Gestão: 20162018)do Curso de Enfermagem da UENPCLM.Pesquisadora nas linhas: Educação em Saúde; Enfermagem e Humanização do cuidado, Doenças infecciosas: problemáticas eestratégias de enfrentamento e Formação de professores.

Gabriela Machado Ezaias Paulino, Universidade Estadual de Maringa

Atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Colaboradora/Assistente no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (2013-2015) e Enfermeira no Hospital Dr. Anísio Figueiredo da Secretaria de Saúde do Paraná em Londrina/PR (2010-2016). Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Especialista em Gerência em Serviços de Enfermagem (2009) e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (2009). Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? EERP/USP (2012).

Helena Megumi Sonobe, Universidade de São Paulo-USP.

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), Especializada em Enfermagem em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1995). Mestre (1996) e Doutor (2001) em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo; membro Efetivo da Comissão Assessora de Graduação do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. Revisor de periódicos CuidArte Enfermagem, Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú, Revista Enfermagem Brasil, Revista Latinoamericana de Enfermagem, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Texto & Contexto e Revista Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Pesquisadora do "Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos Oncológicos" da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP e do Grupo de Pesquisa Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Estomaterapia, principalmente na área das patologias intestinais, assistência de enfermagem cirúrgica, oncologia, estomaterapia e formação de recursos humanos para a pesquisa em Enfermagem.

Renata Rodrigues Zanardo, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

Graduada em Enfermagem-Bacharel pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.  

Maria Aparecida Valério, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1971) Mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel. Atua na área de estatística e experimentação agrícola. Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

1.
Stadler DV, Giordani AT, Ezaias Paulino GM, Sonobe HM, Zanardo RR, Valério MA. ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES CIRÚRGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 28º de março de 2024];:128-41. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23332

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)