ATIVIDADE FÍSICA COMO AÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Autores

  • Lara Belmudes Bottcher Centro Universitário Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23324

Palavras-chave:

Atividade Física. Exercício. Promoção da Saúde.

Resumo

  A prática de Atividade Física já é vista como parte essencial de prevenção e tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas. Muitos estudos relatam que a prática de Atividade Física previne e é coadjuvante no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas como diabetes, doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, depressão, câncer, osteoporose, hipertensão arterial e obesidade, entre outras. Tais doenças são adquiridas por hábitos que comprometem a saúde e são relacionados ao estilo de vida. A falta de atividade física é um comportamento que leva ao desenvolvimento de diversas doenças. Este ensaio crítico discute a importância de compreender a prática regular de atividade física como ação de promoção da saúde. Segundo evidências relatadas sobre a atividade física e seus benefícios, o Ministério da Saúde atualmente considera as práticas corporais e atividade física como uma ação de extrema importância para a promoção da saúde. Tanto isso é verdade que foi publicada em 2006 a Política Nacional de Promoção da Saúde e uma das oito ações específicas desse documento são as práticas corporais e atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Belmudes Bottcher, Centro Universitário Leão Sampaio

Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciencias da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociencias - Rio Claro (2003). Atualmente é coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Leão Sampaio. Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física , Esporte e Saúde.

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

1.
Bottcher LB. ATIVIDADE FÍSICA COMO AÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 19º de abril de 2024];:98-111. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23324

Edição

Seção

Artigos de Revisão