Qualidade de vida de estudantes da graduação em enfermagem:

revisão de literatura

Autores

  • Patrycya Yhanny De Souza Assis Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Delaine Lopes Pereira Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES e da Iniciação Científica Voluntária da UNIMONTES.
  • Cássio De Almeida Lima Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES
  • Maria Aparecida Vieira Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES
  • Fernanda Marques Da Costa Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estudantes de Enfermagem, Graduação em Enfermagem

Resumo

O estudo objetivou identificar o conhecimento produzido sobre a qualidade de vida dos estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil, por meio de revisão de literatura, que foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Banco de Dados em Enfermagem (BDENF); Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período de 2008 a 2012, com os descritores: Qualidade de vida; Estudantes de Enfermagem; Graduação em Enfermagem. Foram selecionados inicialmente 90 artigos, e aplicados nesta revisão 15 com as características definidoras. Foi possível inferir que os estudantes da graduação em Enfermagem estão expostos a ambientes que propiciam inadequada qualidade de vida como sedentarismo; má qualidade de sono e alimentação; carga horária excessiva de estudo; estresse; depressão; dificuldade de adaptação ao contexto do ensino superior e suas novas exigências, prejudicando o processo ensino-aprendizagem. Os resultados deste estudo poderão subsidiar, como fonte de informações, a elaboração de estratégias de suporte e enfrentamento para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos discentes de Enfermagem no Brasil. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrycya Yhanny De Souza Assis, Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).Aréa Ciências da  Saúde

Delaine Lopes Pereira, Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES e da Iniciação Científica Voluntária da UNIMONTES.

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES e da Iniciação Científica Voluntária da UNIMONTES

Cássio De Almeida Lima, Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES

Maria Aparecida Vieira, Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES

Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES.

Fernanda Marques Da Costa, Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES

Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
De Souza Assis PY, Pereira DL, Lima CDA, Vieira MA, Da Costa FM. Qualidade de vida de estudantes da graduação em enfermagem:: revisão de literatura. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];5(3):pag.2115-2136. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/698

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)