História da enfermagem

Autores

  • Jesús Rubio Pilarte
  • Manuel Solórzano Sánchez

Resumo

A ciência de cuidar é uma actividade que existe desde que existe a humanidade, sobre a qual infuem as circunstâncias socio-culturais características de cada lugar e momento da história. Dentro deste contexto socio-cultural, as crenças, e dentro delas a religião, assim como o conceito dominante de doença em cada momento, vão ser determinantes para analizar a evolução da ciência de cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesús Rubio Pilarte

Enfermeiro e sociólogo. Professor da E. U. de Enfermagem de Donostia.

Manuel Solórzano Sánchez

Enfermero. Hospital Universitario Donostia de San Sebastián. Osakidetza /SVS. Colegiado 1.372. Ilustre Colegio de Enfermería de Gipuzkoa. Miembro de Enfermería Avanza. Miembro de Eusko Ikaskuntza / Sociedad de Estudios Vascos. Miembro de la Red Iberoamericana de Historia de la Enfermería. Miembro de la Red Cubana de Historia de la Enfermería. Miembro Consultivo de la Asociación Histórico Filosófica del Cuidado y la Enfermería en México AHFICEN, A.C. Miembro no numerario de la Real Sociedad Vascongada de Amigos del País. (RSBAP)

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Pilarte JR, Sánchez MS. História da enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];5(3):pag.1181-1196. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/645

Edição

Seção

Ensaio Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)