Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:

relato da experiência em uma clínica cirúrgica

Autores

  • Amanda Gesiele Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Daniele Zuba Ramos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Priscila Karolline Rodrigues Cruz Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrícia Alves Paiva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mírian Alves Faustino Mendes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Ferreira Maciel Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ricardo Soares de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão em Saúde

Resumo

Atualmente para vencer os obstáculos da competitividade e da busca pela qualidade, a valorização do capital humano tem sido considerada como condição essencial entre os trabalhadores. Sendo assim, este estudo objetiva avaliar o processo gerencial da equipe de enfermagem em uma clínica cirúrgica de um hospital de ensino do norte de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência acadêmica baseado em um estudo descritivo e observacional realizado durante o internato hospitalar de graduandos em enfermagem no período de março a abril de 2014. Os resultados dos levantamentos realizados e que foram baseados em visitas ao local revelaram vários aspectos relacionados à estrutura organizacional da Clínica Cirúrgica. Esses aspectos referem-se aos pontos fortes e fracos da estrutura e as expectativas e melhorias sugeridas. Da análise institucional e setorial obtidas, os pontos fortes diagnosticados foram: ser um hospital universitário; apresentar projetos sociais, tal como os doutores da alegria; possuir supervisores de estágio; ser referência em doenças infectocontagiosas; apresentar o título de hospital amigo da criança; e possuir comissão de controle de infecção. Quanto aos pontos fracos, tem-se: déficit de saídas de emergência; déficit em hierarquização; insuficiência de leitos para saúde mental; e comunicação ineficaz entre setores. Dessa forma, evidencia-se que as ferramentas sejam cada vez mais impulsionadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro, e que este as introduza à liderança e ao cuidado de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gesiele Pereira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Daniele Zuba Ramos, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Priscila Karolline Rodrigues Cruz, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrícia Alves Paiva, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Mírian Alves Faustino Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Ana Paula Ferreira Maciel, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Gestão da Clínica na Atenção Primária e Saúde da Família, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes e Faculdades de Saúde Ibituruna/FASI, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

Ricardo Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior, Enfermagem em Cardiologia e Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Santos AGP, Ramos DZ, Cruz PKR, Paiva PA, Souto SGT, Mendes MAF, et al. Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:: relato da experiência em uma clínica cirúrgica. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 23º de abril de 2024];5(3):pag. 1079-1100. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/489

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)