Avaliação de atendimento grupal para dependentes químicos em um centro de atenção psicossocial

Autores

  • Saturnino Pereira Silva Neto UniEVANGÉLICA, Goiás.
  • Sílvia Mara Maloso Tronconi UniEVANGÉLICA, Goiás.
  • Kétila Barros Azevedo UniEVANGÉLICA, Goiás.
  • Daniella Soares Santos Universidade de Brasíia
  • Priscila Silva Antonio Universidade de Brasília.

Palavras-chave:

Políticas de Saúde

Resumo

O uso abusivo de álcool e drogas não é apenas um problema de saúde pública do Brasil, mas mundial. Apesar disso, poucos dependentes chegam aos serviços especializados de atendimento. Objetivo: Avaliar a eficácia dos atendimentos em grupos através de escalas de medida da NOC, em um CAPS ad. Pesquisa transversal, realizada em um CAPS ad do interior de Goiás, entre outubro de 2009 a fevereiro de 2010. Participaram 22 usuários do serviço. Coleta de dados através de escalas da NOC e análise pelo programa Excel. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da UnieVANGÉLICA, ofício n190/2008. A maioria reconhece o risco e as consequências do uso contínuo e abusivo de álcool e múltiplas drogas; não estão em abstinência apesar de se considerarem aderidos ao programa. Os resultados mostram a importância de maiores reflexões sobre o enfoque terapêutico exclusivo na abstinência; adesão e eficácia do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saturnino Pereira Silva Neto, UniEVANGÉLICA, Goiás.

Graduado em Enfermagem pela Unievangélica, Goiás.

Sílvia Mara Maloso Tronconi, UniEVANGÉLICA, Goiás.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Saúde Coletiva (USP). Docente Centro Universitário UniEVANGÉLICA. Anápolis, GO, Brasil.

Kétila Barros Azevedo, UniEVANGÉLICA, Goiás.

Graduada em Enfermagem pela UniEVANGÉLICA, Goiás.

Daniella Soares Santos, Universidade de Brasíia

Enfermeira pela Universidade de Marília. Especialista em Ações de Saúde Baseadas em Evidências pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta na Universidade de Brasília (UnB).

Priscila Silva Antonio, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Mestre em Psicologia Clínica (UnB). Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasilia (UnB).

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Silva Neto SP, Tronconi SMM, Azevedo KB, Santos DS, Antonio PS. Avaliação de atendimento grupal para dependentes químicos em um centro de atenção psicossocial. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];5(3):pag. 1029-1044. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/485

Edição

Seção

Artigos Originais