Estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Patrícia Bachiega Universidade de São Paulo - USP
  • Alisséia Guimarães Lemes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Rafael Fernandes Demarchi Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Monique Maira Maciel Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde do Homem, Estilo de Vida

Resumo

Objetivos: investigar o estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil. Métodos: estudo quantitativo e descritivo, com coleta de dados realizada em dezembro de 2013, por meio de questionário estruturado, presente em folder de divulgação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde. A amostra foi constituída por 206 homens. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva simples. Resultados: quanto à alimentação, 18% consomem diariamente legumes, verduras e frutas. Desses homens, 77% não praticam nenhuma atividade física, 87% não são fumantes, 49% ingerem álcool pelo menos duas vezes por semana e 48% procuraram pela última vez o serviço de saúde há dois anos. Conclusão: os resultados desse estudo mostraram que os homens dessa comunidade possuem pouca preocupação com a saúde individual, mesmo diante de algum problema de saúde, como por exemplo, àqueles gerados pelo sedentarismo. Deixando de acessar facilmente os serviços de saúde disponíveis para seu uso, exercendo um comportamento social distinto às medidas e orientações de vida saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Departamento de Enfermagem de Tangará da Serra. Participa dos grupos de pesquisa CNPq: NESPROM - UnB, LEPS - UnB e Cultura, Política e Sociedade - UNEMAT.

Patrícia Bachiega, Universidade de São Paulo - USP

Farmacêutica Generalista pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Mestre em Alimentos Funcionais - ESALQ/USP.

Alisséia Guimarães Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestranda em Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Docente Auxiliar da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Departamento de Enfermagem.

Rafael Fernandes Demarchi, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Departamento de Enfermagem de Tangará da Serra. Bolsista VIC de Iniciação Científica.

Monique Maira Maciel, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Departamento de Enfermagem de Tangará da Serra.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Ferreira do Nascimento V, Bachiega P, Guimarães Lemes A, Fernandes Demarchi R, Maira Maciel M. Estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 16º de abril de 2024];5(3):pag. 961-976. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/481

Edição

Seção

Artigos Originais