Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo

Autores

  • Elisamara Leite de Almeida Assis
  • Poliana Roma Greve Nodari Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Raquel Silva Borges Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Mariana Lenina Menezes Aleixo Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Amamentação, Desmame precoce, Educação em saúde

Resumo

Introdução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é importante para a criança, pois além de suas propriedades nutricionais e imunológicas atua na prevenção de doenças, promoção à saúde e favorece o vínculo entre mãe e filho. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar o AME, interferindo negativamente no processo de lactação, favorecendo o desmame precoce. Objetivos: identificar quais as dificuldades enfrentadas pelas puérperas primíparas, com filhos de 0 a 6 meses durante o período de amamentação e os motivos do desmame precoce, na área urbana do município de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas puérperas primíparas em relação aleitamento materno exclusivo e os motivos do desmame precoce. Foram entrevistadas 10 mães de quatro Estratégias de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, no ano de 2012. Resultados: As principais dificuldades apresentadas pelas puérperas entrevistadas foram fissura mamilar, ingurgitamento mamário, pouca produção de leite e não produção de leite. Os motivos para o desmame precoce apresentados pelas puérperas foram a necessidade de voltar ao trabalho, problemas mamários e a não produção de leite. Conclusão: O conhecimento dos fatores que levam ao desmame precoce é importante para orientar a atuação adequada dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, a fim de diminuir o abandono do AME antes dos seis meses de vida da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisamara Leite de Almeida Assis

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT campus de Cáceres

Poliana Roma Greve Nodari, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira, especialista em Urgências e Emergências Clínicas e em Enfermagem do Trabalho. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu, da Diretoria de Educação a Distancia (DEAD), atraves da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Raquel Silva Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - 2009). Mestre em "Ciências Ambientais" pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-2012). Durante a graduação atuei como bolsista e como voluntária em projetos de Extensão e Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso. Possuo experiência na docência superior em Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Estágio Curricular na Atenção Primária, Educação e Saúde indígena. Estagiei na Faculdade Indígena Intercultura (FII) na disciplina de Antropologia e lecionei a disciplina de Educação e Saúde na etapa presencial de janeiro de 2013. Leciono na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Adulto (2013/01 e 2013/02). Interesses: Docência superior, Pesquisa em Saúde, Atenção básica a saúde.

Mariana Lenina Menezes Aleixo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Atualmente é bolsista - fnde da Universidade Aberta do Brasil, membro pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso e docente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Mental, Processo de Cuidar: Semiologia e Semiotécnica e Introdução a Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Assis EL de A, Nodari PRG, Borges RS, Aleixo MLM. Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(3):pag. 808-819. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)