Orientação profissional:

relato de experiência

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Odéssia Fernanda Gomes de Assis Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade Fortaleza
  • Artur Gomes de Oliveira Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo  escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo “autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Odéssia Fernanda Gomes de Assis, Universidade de Fortaleza

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, com ênfase em Processos Clínicos e Intervenção em Saúde e em Processos de Gestão de Saúde do Trabalhador.

Mônica Mota Tassigny, Universidade Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Artur Gomes de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Graduado em Inglês pela Cambridge University (1983) e pela Michigan University - Ann Arbor (1988). É, também, graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e, em 2002, concluiu o curso de Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras, Araras / SP. Em 2010, concluiu o Mestrado Acadêmico em Administração na Universidade Potiguar - UNP - em Natal / RN. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe e, em 2011, iniciou o Doutorado em Administração na Universidade de Fortaleza - UNIFOR , Fortaleza / CE

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Bizarria FP de A, Assis OFG de, Tassigny MM, Oliveira AG de. Orientação profissional:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];5(2):pag. 632-642. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)