Profissionais de enfermagem que exercem a docência:

limites e possibilidades

Autores

  • Magno Conceição das Merces Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Douglas de Souza e Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Bianka Souza Martins Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Sueli Lago Pinheiro Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria Lúcia Silva Servo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Manuela Conceição das Merces Miranda Faculdade de Tecnologia e Ciências

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Conceição das Merces, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Biólogo Sanitarista, Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Biólogo da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana-Ba, Enfermeiro Pesquisador do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso de Feira de Santana-Ba. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar (NUPPIIM) da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Douglas de Souza e Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia

Bianka Souza Martins Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Enfermeira e Docente da Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas

Sueli Lago Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rencôcavo Baiano (UFRB).

Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Enfermeira.

Manuela Conceição das Merces Miranda, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Licenciada em Biologia, Docente da Educação Infantil do Município de Anguera Bahia, Especialista em Educação Ambiental e Professora da Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas Bahia.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
das Merces MC, e Silva D de S, Silva BSM, Pinheiro SL, Servo MLS, Miranda MC das M. Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];5(2):pag. 542-557. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448

Edição

Seção

Artigos Originais