Instituições e políticas públicas no Brasil:

agenda de pesquisa para a saúde

Autores

  • Mariana Guerra Universidade de Brasília.
  • Andrea de Oliveira Gonçalves Universidade de Brasília
  • Gemael Chaebo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Agenda de Pesquisa, Instituições, Políticas públicas

Resumo

O objetivo do artigo é discutir sobre o tema ‘política pública de saúde’, tendo com base o referencial teórico neoinstitucionalismo e políticas públicas. Apresentam-se cinco questões-problema que podem orientar o estudo de política pública de saúde no Brasil, que são: (1) determinantes da política pública de saúde como instituição; (2) descentralização da saúde x legitimidade para determinação da política pública de saúde; (3) constituição de consórcios intermunicipais de saúde como instrumento para legitimação da descentralização dos serviços de saúde; (4) estrutura e organização de atores econômicos, políticos e sociais; e, (5) diferenças institucionais e aplicação dos modelos de alocação de recursos. Ao final, são feitas as considerações e expostas expectativas de possíveis contribuições ao estudo de instituições e políticas públicas, em especial, para o caso da saúde. Este artigo contribui com a discussão do tema de políticas públicas no Brasil vinculada ao neoinstitucionalismo, discussão essa que pode auxiliar pesquisadores na definição de agendas nacionais sobre a formulação e condu­ção de estratégias de alocação de recursos e de valorização de determinadas políticas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Guerra, Universidade de Brasília.

Mariana Guerra. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Assistente do departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. Endereço: Campus Darcy Ribeiro ”“ FACE/CCA, Asa Norte, Brasília, DF ”“ Brasil, CEP: 70910-900. E-mail: guerra.mari@gmail.com.

Andrea de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Administração. Endereço: Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, Asa Norte, Brasília, DF ”“ Brasil, CEP: 70910-900. E-mail: andreaegoncalves@gmail.com. Telefone: (61) 3107-6712.

Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília. Professor Assistente do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Nova Andradina.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Guerra M, Gonçalves A de O, Chaebo G. Instituições e políticas públicas no Brasil:: agenda de pesquisa para a saúde. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 20º de abril de 2024];5(1):pag. 194-216. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/422

Edição

Seção

Artigos de Revisão