Vivências dos sujeitos no momento pré-operatório:

uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Juliane Bom
  • Gelson Aguiar da Silva Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Suellen Rodrigues de Oliveira
  • Luciene Mantovani Silva Andrade

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Procedimento cirúrgico, Pré-operatório, Sujeito, Sentimentos

Resumo

O procedimento cirúrgico pode representar uma ameaça na vida de qualquer pessoa, pois envolve uma carga emocional diferenciada. O tema abordado foi escolhido pela quantidade de sentimentos que o procedimento cirúrgico pode despertar na vida de determinado indivíduo, visto que a cirurgia é um evento muitas vezes não esperado. A partir disso este estudo procurou compreender o sentimento dos sujeitos que se encontravam no momento pré-operatório na clinica cirúrgica de um hospital na cidade de Lucas do Rio Verde, foi utilizada a pesquisa qualitativa fenomenológica propõe-se a estudar e compreender o fenômeno a partir da experiência vivida pelo sujeito. Foram realizadas dez entrevistas semi estruturadas. A compreensão dos achados nos permitiu construir duas categorias: 1 - O sentimento do sujeito ao enfrentar o procedimento cirúrgico pela primeira vez; descreve o medo do desconhecido. 2 - Orientação sobre o procedimento cirúrgico; discorre a importância do esclarecimento para minimizar o sofrimento do sujeito.

Descritores: procedimento cirúrgico; pré-operatório; sujeito; sentimentos;

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Bom

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, Campus Sinop

Gelson Aguiar da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Enfermeiro, doutorando em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/2011; mestre em enfermagem na área clínica/cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará UFC e especialista em saúde coletiva epidemiologia pela Universidade de Brasília UnB. Atuou como enfermeiro da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, nas unidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por quase 17 anos. Publicou diversos trabalhos em anais de eventos, revistas indexadas e participou de mais de 40 eventos, nacionais e internacionais Professor assistente da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de reabilitação neurológica, tanto lesão da medula espinhal como lesão cerebral, na área de UTI e trauma.

Suellen Rodrigues de Oliveira

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT- Campus Sinop. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.

Luciene Mantovani Silva Andrade

Enfermeira. Professora Auxiliar da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT - Campus Sinop. Mestranda em do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Bom J, da Silva GA, de Oliveira SR, Andrade LMS. Vivências dos sujeitos no momento pré-operatório:: uma abordagem fenomenológica. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];5(1):pag. 105-112. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/416

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)