Diagnósticos e intervenções de enfermagem em paciente com erisipela:

estudo de caso em hospital de ensino

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Glaucie Graysse Duarte de Abreu Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).
  • José Ronivon Fonseca Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE).
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF)
  • Renata Patrícia Fonseca Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF)

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Pública

Resumo

Este estudo objetivou identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem às afecções dérmicas causadas por erisipela bolhosa em pacientes de uma Clínica Médica de Montes Claros. Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso na qual a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2011, por meio de observações, anamnese e dados clínicos do paciente estudado. Para o diagnóstico de enfermagem do paciente, foi utilizada a NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) na qual foram analisadas as condições clínicas do paciente (fisiológicas; biológicas; e terapêuticas). Utilizou-se de um processo investigativo para a análise desta doença. Após a coleta, definido os pontos críticos através dos diagnósticos de enfermagem, foram traçados os planos para melhoria da assistência de enfermagem ao paciente programando um plano de cuidados aos principais diagnósticos do mesmo através da NIC (Intervenções de Enfermagem). Conclui-se que a erisipela bolhosa é um grave problema de saúde pública na qual é um fator de risco para o agravamento de outros sistemas fisiológicos competindo à equipe de enfermagem prestar uma assistência de qualidade de forma mais humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro graduado pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família. Pos-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Glaucie Graysse Duarte de Abreu, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE).

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Docente da Funorte.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF)

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade São Camilo (FASC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Senso em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde da UNIMONTES.

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF)

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialista em Controle de Infecção Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos (UNG). Professora e Coordenadora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Senso em Emergência, Trauma e Terapia Intensiva da UNIMONTES.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PLN, de Abreu GGD, Fonseca JR, Souto SGT, Gonçalves RPF. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em paciente com erisipela:: estudo de caso em hospital de ensino. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(4):pag.1512-1526. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/399

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)