O uso das informações de custo em serviços públicos de urgência e emergência

Autores

  • Fernanda Esthefane Garrides Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline de Sousa Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fátima Ferreira Roquete Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0515-380X

Palavras-chave:

Gestão, Saúde pública

Resumo

A gestão de custos é a ação de gerir recursos e aprimorar processos utilizando informações sobre custos para subsidiar a alocação de recursos e o processo decisório. O objetivo deste trabalho é identificar o uso das informações de custos em serviços públicos de urgência e emergência segundo a visão de gestores de custos. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso adotado como método. Participaram da pesquisa 08 gestores de custos. Foi aplicado um formulário para caracterizar o perfil dos gestores e foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Todos os gestores de custos entrevistados afirmaram que adotam duas metodologias de custeio: Custeio por Absorção e ABC. Os dados de produção dos centros de custos são processados, dando origem a relatórios que carregam as informações de custos. Um desses relatórios é a Conta Paciente, que visa informar ao usuário sobre os custos hospitalares envolvidos na assistência prestada. As análises realizadas a partir das informações dos relatórios são discutidas mensalmente nos chamados Observatórios de Custos. No geral, os entrevistados afirmaram que as informações de custos são utilizadas para a tomada de decisão nos hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem da UFMG. 

Aline de Sousa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007) e em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017).

Fátima Ferreira Roquete, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Saúde / Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada, Curso de Gestão de Serviços de Saúde/Universidade Federal de Minas Gerais. Núcleo Gestão e Saúde (NUGES).

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira FEG, Santos A de S, Roquete FF. O uso das informações de custo em serviços públicos de urgência e emergência. Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 19º de abril de 2024];8(2):230-53. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3722

Edição

Seção

Artigos Originais