Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde

Autores

  • Gisele Massante Peixoto Tracera UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Aluisio Gomes da Silva Jr Universidade Federal Fluminense
  • Lúcia Cardoso Mourão Universidade Federal Fluminense

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades de implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica dos profissionais de saúde. Caracteriza-se como um estudo qualitativo que utiliza a teoria da política pública e foi realizado na região Sudeste do Brasil, envolvendo quatro participantes-chave responsáveis pela implementação dessa política e pela assistência ao usuário. A coleta dos dados deu-se através de entrevistas semi-estruturadas e adequou-se às normas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde por meio do parecer CAAE: 02470212.2.0000.5243, sendo respeitadas as questões referentes aos aspectos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos. Utilizou-se como método a Análise Institucional, preconizada por René Lourau e George Lapassade. Como resultado verificou-se que foi implementada a estrutura prevista em lei, apesar de o conhecimento sobre a PNH ter sido conceituado com dificuldade e incerteza. Algumas questões, como a produtividade em números, foram citadas como situações que dificultam a implementação da política na unidade. Desse modo, concluiu-se que predomina uma gestão centralizada e com pouca participação social, e por esse motivo tornam-se imprescindíveis reuniões periódicas entre os profissionais e gestores para ofertar a identificação de fragilidades, garantir uma gestão transversal, além de buscar atitudes transformadoras.

Descritores: humanização da assistência; gestão em saúde; políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Massante Peixoto Tracera, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Policlínica Piquet Carneiro) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (HESFA). Mestre em Saúde Coletiva ISC/UFF (2014). Coordenou o Ambulatório de Cirurgia Vascular da Policlincia Piquet Carneiro- PPC/UERJ (2013-2016).Compôs o Núcleo de Enfermagem no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/HESFA/UFRJ (2014-2016). Atuou como Chefe de Serviço no SEME do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HU/UFRJ (2014); Atuou como Enfermeira no Ambulatório da Maternidade Escola - UFRJ (2013). Atuou como Enfermeira Supervisora na Policlínica Piquet Caneiro - PPC/UERJ (2012-2013). Participou da Equipe de Consultoria da FGV em projeto desenvolvido no Hospital da Lagoa/MS (2011-2012). Atualmente, Coordena o Setor de Faturamento HESFA/UFRJ, Membro do Grupo de Trabalho em Saúde do Trabalhador HESFA/CPST/UFRJ, Enfermeira CME/PPC/UERJ

Aluisio Gomes da Silva Jr, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado IV do quadro permanente do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde- GEGES - ISC-PROPPi-UFF(GP CNPq) e Pesquisador associado do Laboratório de Pesquisas Sobre Práticas de Integralidade em Saúde- LAPPIS-IMS-UERJ (GP CNPq). Atua na graduação de Medicina e nas Pós Graduações em Saúde Coletiva (Mestrado - ISC-UFF); Bioética,Ética aplicada e Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado-UFRJ-UFF-ENSP/FIOCRUZ-UERJ); Justiça Administrativa (Mestrado Profissional- UFF). É Editor Associado da Revista PHYSIS -IMS-UERJ.

Lúcia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França, possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gerência em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, enfermagem, educação em saúde, formação em saúde e análise institucional e saúde coletiva.

Downloads

Como Citar

1.
Tracera GMP, Silva Jr AG da, Mourão LC. Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde. Rev. G&S [Internet]. 31º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];8(1):76-91. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3691

Edição

Seção

Artigos Originais