“O saber está do lado deles; o não-saber, do nosso”

Autores

  • Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleide Pereira Monteiro Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Psicanálise, Grupo Focal, Serviço de Saúde Mental

Resumo

Esse trabalho traz a reflexão sobre a prática com um grupo focal, denominado por seus membros de Grupo de Discussão, sendo esse realizado no período de um ano, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), na cidade de Itaporanga-PB. Tendo como perspectiva teórica os fundamentos da psicanálise aplicada à prática entre vários, objetivou-se refletir sobre as atividades em grupo realizadas na referida instituição. O Grupo de Discussão fez uso de vários recursos metodológicos: cartazes, massa de modelar, figuras, desenhos, folhas de papel em branco, lápis de cor, cola e tesoura, aparelho de DVD, filmes e fotografias. Repensando a prática realizada, considera-se que as regras do Grupo foram repensadas, os horários foram flexibilizados, os temas discutidos passaram a ser levantados pelos usuários, através de sugestões dadas de modo verbal (fala oral), e através da arte (arte-terapia), tendo como consequência a construção do Grupo de Filmagem e do Grupo de Fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), mestrado em vias de conclusão em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com enfoque nos estudos em saúde mental e reforma psiquiátrica. Faz parte da linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas e do grupo de pesquisa GEPCOL.

Cleide Pereira Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, área de concentração em linguagens e cultura. É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Figueirêdo AAF, Monteiro CP. “O saber está do lado deles; o não-saber, do nosso”. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 16º de abril de 2024];4(4):pag. 1447-1456. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/367

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)