Reflexões sobre a enfermidade psíquica

Autores

  • Marciana Gonçalves Farinha UFG Campus Jataí
  • Maria Cecília Moraes Professora Licenciada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ”“ USP.
  • Paulo Sérgio Berto FMRP - USP

Palavras-chave:

Saúde mental, Saúde da Família, Saúde da Pessoa com Deficiência

Resumo

Este manuscrito teve como objetivo conhecer e compreender o adoecimento psíquico, sua problemática, dificuldades a partir da percepção da própria pessoa que sofreu algum transtorno mental e estava em tratamento no momento em que a pesquisa foi realizada. Os relatos obtidos foram coletados através de entrevistas com pessoas que eram acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família e estavam em tratamento psiquiátrico. Foi realizado através de entrevista não estruturada em que os colaboradores puderam falar livremente sobre temas que quisessem referentes adoecimento psíquico e tratamento. Foi utilizada a metodologia qualitativa fenomenológica. Pudemos apreender que essas pessoas sofrem com seu adoecimento devido a problemas inerentes à doença, a efeitos do tratamento medicamentoso, os resultados apontam também para as dificuldades de interação com o outro o que acarreta desencontros, o isolamento, a angústia. Pudemos apreender também que o trabalho da equipe que os atendia favoreceu melhora nas interações com familiares, maior independência em cuidados consigo mesmo e com seu espaço doméstico e comportamentos mais adaptados com o meio social em que viviam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciana Gonçalves Farinha, UFG Campus Jataí

Marciana Gonçalves FarinhaPsicóloga, Professora Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ”“ USP-EERP, Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás ”“ Câmpus Jataí. Endereço de Correspondência: Av. Riachuelo, nº 1530 - Setor Samuel Graham ”“ Jataí ”“ GO - CEP: 75804-020. Fone: 64 8122.2082, e-mail: mgfarinha@hotmail.com Este trabalho é parte da tese de doutorado desta autora. “Acompanhamento terapêutico como estratégia de inserção da pessoa em sofrimento psíquico na comunidade: estudo em um Programa de Saúde da Família”, 2006, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.Maria Cecília Moraes - Professora Licenciada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ”“ USP.

Maria Cecília Moraes, Professora Licenciada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ”“ USP.

Maria Cecília Moraes - Professora Licenciada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ”“ USP.

Paulo Sérgio Berto, FMRP - USP

Médico, preceptor de aluno do 5 e 6 ano de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Farinha MG, Moraes MC, Berto PS. Reflexões sobre a enfermidade psíquica. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 23º de abril de 2024];4(4):pag. 1368-1379. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/361

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa