Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”

Autores

  • Franciely Maria Carrijo Campos UNEMAT
  • Anna Patricia Holanda Soares
  • Maria Antônia Rosa
  • Carla Simone Girotto de Almeida Pena Barelli
  • Roberval Pizano Pizano
  • Danyella Rodrigues de Almeida
  • Helen Cristina Marin
  • Heloísa Aparecida Marin

Palavras-chave:

Educação, Políticas de saúde

Resumo

A alimentação inadequada nos primeiros anos de vida pode levar a deficiência de calorias e proteínas na criança, manifestada pelos déficits nutricionais, como baixo peso e desnutrição. Objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes a famílias inscritas no projeto “Hortas Domésticas”. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, desenvolvido na área de atuação do Programa de Saúde da Família (PSF) Vitória Régia, no município de Cáceres, Mato Grosso no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram tomadas medidas antropométricas de peso, altura e perímetro cefálico, utilizaram-se as relações Peso/Idade, Altura/Idade e Perímetro Cefálico/Idade expressas em curvas de percentis presentes na Caderneta da Criança recomendados pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006. Não foi observado nas crianças prevalência de baixo peso para idade, somente foi detectadas crianças na faixa considerada como potencial risco para baixo peso em relação à idade. O estudo reforça a importância do acompanhamento da saúde infantil, pois déficits de peso e estatura podem acarretar problemas no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Campos FMC, Soares APH, Rosa MA, de Almeida Pena Barelli CSG, Pizano RP, de Almeida DR, et al. Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 20º de abril de 2024];4(4):pag. 1326-1343. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>